Postagens Recentes

sábado, 30 de julho de 2005

*****PARTY MONSTER*****


O retorno do astro Macaulay Culkin ás telonas não podia ter sido em maior estilo.Ele interpreta um promoter do Limelight,famosa casa noturna de Nova York,nos idos anos de 1980,quando tudo era "se montar",se jogar na balada e curtir todas as drogas disponíveis.
O filme Party Monster é baseado em fatos reais,por mais que meus olhos,ouvidos e queixo-caído não acreditassem na participação especialérrima de Marylin Manson como a fabulosa Cristina,a personagem mais hilariante do filme.Será que Cristina existiu mesmo ?
Já Culkin superou minhas expectativas e provou por A+B que tornou-se um ator de fato.
A trilha sonora é qualquer coisa assim "prodigiosa" de tão bem escolhida e melhor ainda encaixada no fime,sem roubar a cena nem ser desnecessária nunca.Está tocando sempre como ilustração.Perfeito.
Mas nem tudo são flores neste longa que retrata um lado cruel de Nova York,o lado da juventude dourada da América que não está nem aí pra nada.Prepare-se para se chocar com a frieza nos relacionamentos,a miséria humana elevada á quinta potência e as drogas,que estão em quase todas as cenas.
A beleza de Party Monster está nas festas absurdas,nos modelitos pra lá de modernosos,na música e,claro,na cena única em que se pode ver a bundinha do Macaulay.
Eu recomendo!

sexta-feira, 29 de julho de 2005

Deus,Salve a Rainha !


Vamos declarar guerra á Inglaterra....e essa rima não foi proposital.
Fiquei pasmo ao saber do assassinato do imigrante brasileiro no metrô de Londres pela Scotland Yard,uma das mais respeitadas entidades policiais do mundo.É realmente um choque saber que um compatriota que batalhava por uma vida melhor morreu de forma tão estúpida em terras estrangeiras.
Fiquei mais pasmo ainda ao ver a forma como seu cadáver foi recepcionado na volta ao Brasil: tinha bandinha tocando o hino nacional repetidas vezes,tinha carro de bombeiros para transportar o morto,tinha faixas culpando os ingleses,tinha jornalista do mundo inteiro..e será que só eu vi este exagero ?
Porque não deram similar tratamento a Sérgio Vieira de Mello,que morreu no Iraque,trabalhando legalmente pela ONU ?
Afinal de contas,qual foi o heroísmo do cara ?...Não respeitar uma voz de prisão ? – Correr da polícia num país recém-atacado por terroristas ? – Viver clandestinamente ?
Sinceramente,eu fico pasmo.Deveríamos ter reverenciado o Sr. Sérgio Vieira de Mello como um deus, já que reverenciamos um desertor da pátria como herói.Afinal,o que de especial ele fez para ser imortalizado ?
Eu vi,naquela manifestação,o mesmo radicalismo dos fanáticos islâmicos,um quê de patriotismo fundamentalista,um exagero !
Respeitem a bandeira do Brasil ! – Ela não devia estar estendida sobre o caixão daquele cidadão...não porque ele foi tentar a vida na Europa, mas porque ele não fez nada pelo país que o enalteceu em seu sepultamento.Coisa igual eu só vi no enterro de Ayrton Senna e, neste caso, as homenagens eram mais do que justas.
Deveríamos cobrir com a bandeira nacional o caixão dos milhares de brasileiros que morrem por ano,aqui mesmo, em sua pátria, de forma tão ou mais estúpida que a morte do imigrante.Devíamos render homenagens às vítimas de bala-perdida, aos velhos que morrem na fila da Previdência Social,nos sequestros-relâmpagos, enfim, a todos os que morrem.Se existe esta guerra aqui mesmo, em nossa casa, por que culpar a Inglaterra ?

quinta-feira, 28 de julho de 2005

Premonição I (A Cura da Solidão ?)


O sonho dos cientistas de criarem uma inteligência artificial se concretizará. Chegará o dia em que a bio-engenharia e a robótica se fundirão numa só ciência e um organismo cibernético surgirá.
Basta olharmos em volta para crermos na possível criação de uma máquina autônoma,com raciocínio próprio e não pré-programado.
O avanço da ciência e da informática é tão veloz que mídias são superadas em menos de cinco anos,cirurgias antes impossíveis,hoje são realizadas por vídeo-conferência,o terrorismo digital já é uma realidade,a criação de partes do corpo humano em laboratório,a nanotecnologia em nossos eletrodomésticos,as pesquisas com as células-tronco,microprocessadores,o celular que revolucionou a comunicação.
Estamos caminhando para algo maior.Não sei bem se bom ou ruim.No futuro os humanos estarão cercados de tecnologia e,creio eu,cada vez mais distantes uns dos outros.Usaremos aparelhos para quase tudo em nossas vidas.Tanta gente,hoje em dia,já prefere os chats da internet ao invés de ir na esquina tomar um choppinho e bater-papo de verdade.
A busca de todos,onde quer que vão,o que quer que criem,é sempre a esperança de encontrar um amigo.Quem não tem um amigo virtual que atire a primeira pedra !
A solidão humana crescerá até o dia em que teremos amigos bio-mecânicos para amar...e eu não me incomodaria de ter um aqui em casa...

sábado, 23 de julho de 2005

Um Lugar Chamado Bananeiras


Houve uma enchente em Bananeiras na década de 1960 que entrou para a história. Dizem que foi tanta água que o brejo virou mar.
Contam que o rio inundou tudo,levou animais,árvores e até a cama de Seu Lulu com ele ainda deitado nela,gritando desesperado.
Bananeiras é uma dessas cidades que parecem ter saído dos contos de Jorge Amado.Situada num vale úmido no brejo paraibano,rodeada por serras cobertas de bananeiras,é claro,é um lugar pequeno mas nada modesto: suas paisagens são encantadoras como a igreja matriz que domina o cenário do topo de uma colina ladeada por casarões antigos.Mas,o mais fascinantes são seus personagens.
Lembro-me de Nita,vizinha de minha vó Zefinha,que fazia bruxas de pano...e não é que Nita era a própria encarnação da bruxa ? - Óculos fundo-de-garrafa,verruga no nariz,cachimbo e cabelos desgrenhados.As vezes eu tinha medo de Nita.
Doutor Mozart Bezerra era o coronel.Faleceu há alguns dias.Acho que ele tinha uns 314 anos,pois quando eu nasci ele já era velhinho.
Na rua dos Cornos vivia Vera Lúcia,uma negona tamanho "extra-large".Na rua da cadeia vivia Rosemary,uma loirinha de voz rouca que foi considerada a menina mais bonita.
Minha paixão foi por Kilma,a filha mais nova do prefeito.Nas férias eu ía a Bananeiras e Kilma nunca sequer notou minha existência.Deve ter-se casado,engordado e se enchido de filhos.
A noite, a turma se encontrava na calçada de Tia Carmem e lá vinham de férias também as gêmeas Márcia e Mércia.Ficávamos noites perdidas curtindo o frio,a amizade e as estórias de assombração da casa dos Periaçu.
Enquanto isso,personagens mais corriqueiros passavam por nós como as beatas fofoqueiras,o bêbado Beéca e a professorinha Martinha de Seu Quin-Quin.
De repente,a notícia da morte de Marcelino,um cara da turma da praça.A vida tinha mesmo essas crueldades. Marcelino era filho de Seu José Epitácio,dono de uma casa que tinha em seu jardim uma pedra colossal que,diziam,era o tampão de um braço-de-mar...se a pedra fosse removida a água inundaria Bananeiras.
Na esquina da casa da minha avó,do outro lado do canal,tinha a venda de Seu Melquíades e mais adiante a de Dona D´Alva.Na rua principal estava (e ainda está)a venda de Seu Damião,mas acabou-se a padaria de Seu Manoel Galego. Também cercaram o sítio de Seu João Monteiro e ninguém pode mais brincar debaixo das mangueiras como nós fazíamos.Nem no Colégio Agrícola ninguém vai mais brincar.Por isso,agradeço os dias de liberdade que tive nas férias naquele lugar.
Sinto falta dos torneios intermunicipais de vôlei quando Bananeiras enfrentava outras cidades do brejo...e das comemorações pelo centenário da emancipação municipal.Nunca mais eu vi festa igual,todos os moradores participaram de alguma forma.
O tempo passou,a vida passou como uma enchente,mudando a cidade onde nasci.A vida passa tão cheia por nós que nos arrasta como enxurada.Nem dá tempo de olhar ao redor e lembrar de Irmã Leite,a boa freira.
Hoje eu não fui arrastado pela vida,eu flutuei em suas águas de boas recordações,como se fosse Seu Lulu flutuando em sua cama....

quinta-feira, 21 de julho de 2005

Viva o Centro !


É no centro da cidade onde a cidade está, onde a cidade se encontra, se cruza, se funde e vira cidade.
A vida pulsa nos passos apressados, olhares desconfiados e carros e carros e carros e carros...
Sinal vermelho: segure o panfleto, olhe o trombadinha, lá vem o malabarista e a pergunta: "-Não é melhor pedir do que roubar ? ". Limparam o parabrisas enquanto você via a cidade passando lá atrás pelo retrovisor.
O centro está vivo, devorando almas, condenando o camelô áquela relação de amor e ódio.Todos amam um camelô,ele quebra um galho danado...mas também o odeia, ele deixa a cidade feia e as calçadas estreitas. Eles estão lá no centro.
Sirene gritou: alerta!...não sei se foi polícia ou ambulância, algo aconteceu e das janelas dos prédios olhares desconfiados percebem que além do escritório a vida continua gritando lá embaixo e o motoboy tem que voar.
Cuidado com o ladrão.Segure a bolsa,dona Maria.Que fila é essa ? - Que merda é essa ? - Que porra é essa ?
Dentro da bolha de seu paletó o homem segue esmagando baratas,altivo,bonito,centrado.
As pessoas se esbarram no centro,ponto de convergência e divergência,neurótico,nervoso.Golpes são tramados,golpes são dados enquanto evangélicos condenam tudo o que não é evangélico.
Passa a garçonete,o juiz e a dona-de-casa.Passa o anão,o surfista e o operário.Passa o cheiro de esgoto e de fumaça e passa e passa e passa e passa e passa...

terça-feira, 19 de julho de 2005

Eu Sou Neguinha ?


O terceiro-sexo,a evolução,o macho afeminado que tem sexto-sentido exacerbado e nem por isso deixa de ser macho.
Ele é sensível,faz as sobrancelhas,cuida da pele,tira cutículas,se veste na última moda e até arrisca cozinhar.Divide tarefas domésticas e os cremes faciais com a esposa;É um ser urbano...
Uma evolução ou uma mutação ?
Tanto as feministas reclamaram do machismo,machistas,macharias e confrarias patriarcais que eles resolveram ceder e tornar-se outra coisa,nem muito definida nem totalmente sem silhueta,mas muito parecido com as mulheres.
Após décadas ouvindo como eram inferiores os homens se adaptaram, como camaleão que se camufla ao ambiente. Mudaram de comportamento para garantir a conquista de boas fêmeas, saudáveis reprodutoras, como o galo dono do terreiro que se enfeita e dança para conquistar a galinha...algumas vezes, para conquistar a todas.
Diante do Metrossexual é inevitável perguntar: será que vocês não exageraram ?
O mais conhecido dos metrossexuais,assumidamente adepto desta opção de vida, o jogador Inglês David Beckham é exemplo desta mutação: é pai de não sei quantos filhos mas não abre mão de pintar as unhas e fazer sobrancelhas...exagero ?
Hoje,as mulheres começam um movimento inverso ao feminismo.Tudo ainda muito na surdina,mas já se escuta o novo brado feminista que condena a falta de homem...digo, do macho, aquele macho garanhão, quase insensível.
Afinal,mulheres, quantas mutações teremos que sofrer até agradar ?

Muito Bom


Sabe aqueles dias em que você fica navegando a esmo,sem saber direito por onde ir,o que procurar ?
Pois foi num dia desses que descobri o site "Lodger.tv"....pelo que entendi é uma banda finlandesa.Bom,o melhor do site (além das músicas,é claro) são os clipes,todos feitos em animação com bonequinhos de um olho só.
O humor dos desenhos,as letras ácidas - para quem entende bem o Inglês - são um prato cheio para quem gosta de novidades musicais e visuais.É melhor ter conexão banda-larga para visualizar os clipes.Vale a pena.Muito bom.
Escolha o que você quer (está representado por três símbolos iguais como um caça-níqueis) e clique em "spin".Cada vez que um símbolo correspondente ao que você quer aparecer,clique em "lock"...daí,é só alinhar três símbolos e curtir o site.
Mas não vá esperando cenas infantis...alguns clipes são bem pesados,com os bonequinhos de um olho só fazendo sexo,assassinando,bebendo...e por aí vai.
Prepare a gargalhada e visite:

segunda-feira, 18 de julho de 2005

Um Resgate Rápido


Quando surgiu o grupo "Secos & Molhados" no cenário musical brasileiro nos anos 70 foi aquela revolução.Primeiro,porque eles pintavam o rosto.Segundo porque o líder da trup era um homossexual que cantava fininho como uma mulher e requebrava como que possuído por uma Pomba-gira elétrica.
Passado o susto inicial e acalmado o espanto,o "Secos & Molhados" pôde,então,mostrar a que tinha vindo: precursor de várias tendências da MPB,introdutor do novo rock´n´roll(pós-jovem guarda),inovador,estiloso e acima de tudo,de uma qualidade musical não mais vista nos dias de hoje.
Quem já teve a oportunidade de escutar músicas como "Rosa de Hiroshima",um poema de Vinícius de Moraes,na interpretação inesquecível de Ney sabe do que estou falando.
Na época em que o grupo surgiu foi uma bênção não serem considerados subversivos pelo regime militar ou serem censurados...o fato é que o "Secos & Molhados" nos deixou um legado maravilhoso como pode ser constatado em "Mulher Barriguda" ou "Sangue Latino",este último um clássico já regravado diversas vezes.
A capa do disco (mostrada aqui) também era fenomenal...cabeças sendo servidas em bandejas num banquete.Era de fato um banquete para os amantes do rock,um som novo,uma presença cênica estupenda...
Quem quiser ainda pode conhecer o som dos "Secos & Molhados"...suas músicas estão disponíveis para download na internet.
Abaixo,a relação das músicas que você deve ter em sua CDteca :

1- Amor
2 - As Andorinhas
3 - Assim Assado
4 - El Rey
5 - Flores Astrais
6 - Mulher Barriguda
7 - O Vira
8 - Rosa de Hiroshima
9 - Suave Coisa
10 - Sangue Latino

sábado, 16 de julho de 2005

PátriAmada Salve Salve-SE !!!

A Lua é uma espaçonave ali no céu, esperando o dia do juízo final quando os escolhidos e puros de coração serão embarcados rumo ao paraíso celestial.

Depois que a raça humana for eliminada e milhares de anos se passarem, outra raça surgirá e seus arqueólogos irão estudar nossas ruínas.

Descobrirão o que um dia foi o Brasil, grande império do hemisfério sul. Chegarão a Brasília, capital deste império e acreditarão que o Congresso Nacional era um templo onde se adorava deuses primitivos. Os arqueólogos pensarão em nossos senadores como grandes sacerdotes e nossos deputados como escribas de uma corte feliz, de grande senso moral.

Porém, se perguntarão porque nenhum brasileiro fora “escolhido” para o embarque rumo ao paraíso celestial. Por que eliminaram os genes dos brasileiros na perpetuação da espécie humana no cosmo infinito ?

Deus nos livre de servirmos de exemplo mas salve ao menos uma dúzia de brasileiros !...é, eu sei...nem só brasileiro é corrupto e dedicado à malandragem, mas aqui somos ensinados desde crianças a sermos os mais espertos dentre todos da raça humana. “Malandro é malandro e Mané é Mané “, não é assim que se diz ?

Então, não compreendo a indignação dos brasileiros diante da ladroagem, gatunagem, sacanagem, malandragem que hoje se vê exposta. Por que ficamos chocados com os crimes do governo ? – Ora bolas, eles todos são brasileiros! – Foram educados para serem espertos, para passarem a perna nos otários.– neste caso, toda uma nação – Logo, não há nada de tão absurdo sendo feito na alcova e nos becos imundos do poder central além do exercício pleno da brasilianidade. Deveríamos aplaudir o operário que virou presidente, nomeou uma corja de safados e roubaram o grande império do hemisfério sul. Palmas aos corruptos! – Palmas aos criminosos!- Eles aprenderam direitinho o que suas mães lhes ensinaram: a arte da malandragem.

Infelizmente, isso não ficará registrado em nossas ruínas para que os arqueólogos do futuro saibam a real função do Congresso Nacional.Na verdade,sempre foi mesmo um templo onde se idolatrou os mais inescrupulosos brasileiros... ate´divididos em cleros eles estão!!

E lá vai a Lua solta no espaço, a espera dos escolhidos...Deus nos livre de servirmos de exemplo...

Vlamir MarxEm 17/07/2005