Postagens Recentes

quinta-feira, 21 de julho de 2005

Viva o Centro !


É no centro da cidade onde a cidade está, onde a cidade se encontra, se cruza, se funde e vira cidade.
A vida pulsa nos passos apressados, olhares desconfiados e carros e carros e carros e carros...
Sinal vermelho: segure o panfleto, olhe o trombadinha, lá vem o malabarista e a pergunta: "-Não é melhor pedir do que roubar ? ". Limparam o parabrisas enquanto você via a cidade passando lá atrás pelo retrovisor.
O centro está vivo, devorando almas, condenando o camelô áquela relação de amor e ódio.Todos amam um camelô,ele quebra um galho danado...mas também o odeia, ele deixa a cidade feia e as calçadas estreitas. Eles estão lá no centro.
Sirene gritou: alerta!...não sei se foi polícia ou ambulância, algo aconteceu e das janelas dos prédios olhares desconfiados percebem que além do escritório a vida continua gritando lá embaixo e o motoboy tem que voar.
Cuidado com o ladrão.Segure a bolsa,dona Maria.Que fila é essa ? - Que merda é essa ? - Que porra é essa ?
Dentro da bolha de seu paletó o homem segue esmagando baratas,altivo,bonito,centrado.
As pessoas se esbarram no centro,ponto de convergência e divergência,neurótico,nervoso.Golpes são tramados,golpes são dados enquanto evangélicos condenam tudo o que não é evangélico.
Passa a garçonete,o juiz e a dona-de-casa.Passa o anão,o surfista e o operário.Passa o cheiro de esgoto e de fumaça e passa e passa e passa e passa e passa...

terça-feira, 19 de julho de 2005

Eu Sou Neguinha ?


O terceiro-sexo,a evolução,o macho afeminado que tem sexto-sentido exacerbado e nem por isso deixa de ser macho.
Ele é sensível,faz as sobrancelhas,cuida da pele,tira cutículas,se veste na última moda e até arrisca cozinhar.Divide tarefas domésticas e os cremes faciais com a esposa;É um ser urbano...
Uma evolução ou uma mutação ?
Tanto as feministas reclamaram do machismo,machistas,macharias e confrarias patriarcais que eles resolveram ceder e tornar-se outra coisa,nem muito definida nem totalmente sem silhueta,mas muito parecido com as mulheres.
Após décadas ouvindo como eram inferiores os homens se adaptaram, como camaleão que se camufla ao ambiente. Mudaram de comportamento para garantir a conquista de boas fêmeas, saudáveis reprodutoras, como o galo dono do terreiro que se enfeita e dança para conquistar a galinha...algumas vezes, para conquistar a todas.
Diante do Metrossexual é inevitável perguntar: será que vocês não exageraram ?
O mais conhecido dos metrossexuais,assumidamente adepto desta opção de vida, o jogador Inglês David Beckham é exemplo desta mutação: é pai de não sei quantos filhos mas não abre mão de pintar as unhas e fazer sobrancelhas...exagero ?
Hoje,as mulheres começam um movimento inverso ao feminismo.Tudo ainda muito na surdina,mas já se escuta o novo brado feminista que condena a falta de homem...digo, do macho, aquele macho garanhão, quase insensível.
Afinal,mulheres, quantas mutações teremos que sofrer até agradar ?

Muito Bom


Sabe aqueles dias em que você fica navegando a esmo,sem saber direito por onde ir,o que procurar ?
Pois foi num dia desses que descobri o site "Lodger.tv"....pelo que entendi é uma banda finlandesa.Bom,o melhor do site (além das músicas,é claro) são os clipes,todos feitos em animação com bonequinhos de um olho só.
O humor dos desenhos,as letras ácidas - para quem entende bem o Inglês - são um prato cheio para quem gosta de novidades musicais e visuais.É melhor ter conexão banda-larga para visualizar os clipes.Vale a pena.Muito bom.
Escolha o que você quer (está representado por três símbolos iguais como um caça-níqueis) e clique em "spin".Cada vez que um símbolo correspondente ao que você quer aparecer,clique em "lock"...daí,é só alinhar três símbolos e curtir o site.
Mas não vá esperando cenas infantis...alguns clipes são bem pesados,com os bonequinhos de um olho só fazendo sexo,assassinando,bebendo...e por aí vai.
Prepare a gargalhada e visite:

segunda-feira, 18 de julho de 2005

Um Resgate Rápido


Quando surgiu o grupo "Secos & Molhados" no cenário musical brasileiro nos anos 70 foi aquela revolução.Primeiro,porque eles pintavam o rosto.Segundo porque o líder da trup era um homossexual que cantava fininho como uma mulher e requebrava como que possuído por uma Pomba-gira elétrica.
Passado o susto inicial e acalmado o espanto,o "Secos & Molhados" pôde,então,mostrar a que tinha vindo: precursor de várias tendências da MPB,introdutor do novo rock´n´roll(pós-jovem guarda),inovador,estiloso e acima de tudo,de uma qualidade musical não mais vista nos dias de hoje.
Quem já teve a oportunidade de escutar músicas como "Rosa de Hiroshima",um poema de Vinícius de Moraes,na interpretação inesquecível de Ney sabe do que estou falando.
Na época em que o grupo surgiu foi uma bênção não serem considerados subversivos pelo regime militar ou serem censurados...o fato é que o "Secos & Molhados" nos deixou um legado maravilhoso como pode ser constatado em "Mulher Barriguda" ou "Sangue Latino",este último um clássico já regravado diversas vezes.
A capa do disco (mostrada aqui) também era fenomenal...cabeças sendo servidas em bandejas num banquete.Era de fato um banquete para os amantes do rock,um som novo,uma presença cênica estupenda...
Quem quiser ainda pode conhecer o som dos "Secos & Molhados"...suas músicas estão disponíveis para download na internet.
Abaixo,a relação das músicas que você deve ter em sua CDteca :

1- Amor
2 - As Andorinhas
3 - Assim Assado
4 - El Rey
5 - Flores Astrais
6 - Mulher Barriguda
7 - O Vira
8 - Rosa de Hiroshima
9 - Suave Coisa
10 - Sangue Latino

sábado, 16 de julho de 2005

PátriAmada Salve Salve-SE !!!

A Lua é uma espaçonave ali no céu, esperando o dia do juízo final quando os escolhidos e puros de coração serão embarcados rumo ao paraíso celestial.

Depois que a raça humana for eliminada e milhares de anos se passarem, outra raça surgirá e seus arqueólogos irão estudar nossas ruínas.

Descobrirão o que um dia foi o Brasil, grande império do hemisfério sul. Chegarão a Brasília, capital deste império e acreditarão que o Congresso Nacional era um templo onde se adorava deuses primitivos. Os arqueólogos pensarão em nossos senadores como grandes sacerdotes e nossos deputados como escribas de uma corte feliz, de grande senso moral.

Porém, se perguntarão porque nenhum brasileiro fora “escolhido” para o embarque rumo ao paraíso celestial. Por que eliminaram os genes dos brasileiros na perpetuação da espécie humana no cosmo infinito ?

Deus nos livre de servirmos de exemplo mas salve ao menos uma dúzia de brasileiros !...é, eu sei...nem só brasileiro é corrupto e dedicado à malandragem, mas aqui somos ensinados desde crianças a sermos os mais espertos dentre todos da raça humana. “Malandro é malandro e Mané é Mané “, não é assim que se diz ?

Então, não compreendo a indignação dos brasileiros diante da ladroagem, gatunagem, sacanagem, malandragem que hoje se vê exposta. Por que ficamos chocados com os crimes do governo ? – Ora bolas, eles todos são brasileiros! – Foram educados para serem espertos, para passarem a perna nos otários.– neste caso, toda uma nação – Logo, não há nada de tão absurdo sendo feito na alcova e nos becos imundos do poder central além do exercício pleno da brasilianidade. Deveríamos aplaudir o operário que virou presidente, nomeou uma corja de safados e roubaram o grande império do hemisfério sul. Palmas aos corruptos! – Palmas aos criminosos!- Eles aprenderam direitinho o que suas mães lhes ensinaram: a arte da malandragem.

Infelizmente, isso não ficará registrado em nossas ruínas para que os arqueólogos do futuro saibam a real função do Congresso Nacional.Na verdade,sempre foi mesmo um templo onde se idolatrou os mais inescrupulosos brasileiros... ate´divididos em cleros eles estão!!

E lá vai a Lua solta no espaço, a espera dos escolhidos...Deus nos livre de servirmos de exemplo...

Vlamir MarxEm 17/07/2005

domingo, 26 de junho de 2005

Alice in Wonderland (Text in English)

“Nonsense !” – This was the first feeling I had when I started reading the book. Strange images, strange situations and weird characters.

“Off with his head!!” – Should the Queen say to me. The Alice´s story is a nice surprise.

In fact, this book tell us about wondering, teaching the reader that everything in this world is as questionable as in Alice´s dream. It was funny to realize that things change when you become bigger or smaller.It´s like when you grow up and start to see the world in a different way.You simply notice that nothing´s so big as you thought and that you´re smarter than many people you´ve met since you were a child.

Things change when you´re alone or in a noisy place. This book is not only about what happens in a child´s dream because anyone can try these feelings even here in the real world and I wonder if isn´t it true that everybody´s mad when get closer ??

I didn´t search for logic while I was inside Wonderland. I just followed Alice through her experiences and something there really made me remember my own childhood. I remembered the games I played and people I met but above all I remembered my dreams.

When I was a child I used to dream I was flying over a river, crossing it from one edge to another and there was nonsense in the landscape I could see around because it was a desert and I´ve never been to one.

The funniest stuff is that now that I´m an adult I still have strange dreams…who doesn´t ?

Reading Alice in Wonderland just brought me nice things: I knew many new words and expressions, I improved my English, yes…but the main thing was to travel with Alice through the rabbit hole and let myself fly away…becoming bigger or smaller to understand our worlds…hers and mine…that are only one in the end.

Civilização Brasileira

Notícias do Brasil : isso aqui não é o paraíso!
Parem o mundo que eu quero descer, pois o presidente comunista planeja privatizar as universidades públicas federais. Alguma coisa está fora da ordem ou aqui na América Latina tudo chega com um certo atraso.
Bem que avisaram : não mandem para o Brasil que esculhamba !

O carnaval já passou mas a festa continua. A grande tribo brasileira não se cansa de celebrar, seja lá o que for...e ficamos aliviados ao saber que desemprego existe também no primeiro mundo...então, vamos tomar caipirinha porque se o mundo acabar, ao menos, teremos celebrado alguma coisa ! A dor alheia é sempre menor que a nossa! Pobres brasileiros desempregados...Só é desempregado na Suécia quem quer, pensamos nós.

Não quero aqui falar de coisas tristes, pois, como pensam todos, o Brasil é uma festa, um grande salão de baile onde a garota de Ipanema desfila sua loirice, linda, mas loira como Gisele Bündchen. Um exemplo de beleza para um país de mulatas ?

Deus abençoe essa mistura de raças, pois é isso o que nos faz brasileiros. É gostar do samba e do rock´n´roll, de falar alto, de beijar na boca, de morrer de ciúmes, de tomar banho de sol sentindo a brisa do Atlântico balançando a rede e afagando a bunda, assim mesmo, sem pudor nem vergonha. E balançando essa terra segue...como o Rio de Janeiro,nosso cartão-postal que balança entre o céu e o inferno, entre o abraço e o assalto. E até o futebol conseguiram esculhambar !

Sim, aqui também tem racismo, mesmo sendo proibido chamar um negro de negro. O politicamente correto é Afro-Brasileiro...e isso me soa tão mais preconceituoso...mas aqui se consome toda a moda ditada pelos americanos,ainda que nem de longe sejamos tão puritanos quanto eles !

Dizem que Deus é brasileiro. Duvido. Se Ele for mesmo, não mora na Amazônia, onde se mata freirinhas evangelizadoras de nações indígenas, pobres freirinhas americanas, tão cheias de boas intenções, desfigurando a cultura dos índios em nome de Jesus como fizeram os espanhóis com tantas tribos sul-americanas...e o Movimento dos Sem-Terra, aos poucos, se transforma em guerrilha sob a bandeira da reforma agrária. Eles não querem terra, eles querem tudo !

Parem este país que eu quero descer. Não há nada de especial em ser brasileiro ! Somos tão humanos quanto qualquer um neste mundo. Apague a luz e feche a porta. Talvez num sonho eu viva num paraíso tropical cheio de pássaros coloridos e praias claras. Só num sonho.

A Outra Banda da Terra

O Brasil é bom ou é ruim ? – O Brasil é rico ou é pobre ?
O Brasil é gigante, tudo aqui é continental e faraônico.

Este é o quinto maior país em extensão territorial, o rio amazonas é o maior em volume d´água do mundo, temos a maior reserva de água doce e a maior biodiversidade do planeta em nossas florestas tropicais. Temos as maiores hidrelétricas e temos a cidade de São Paulo com seus 12,5 milhões de habitantes.

No campo, somos os maiores produtores de soja e carne de frango no mundo e competimos pela laranja, pelo açúcar, café, algodão, melão, feijão... para não falar do aço, do petróleo e tantos outros minerais.

Em matéria de contrastes sociais somos os campeões. O maior shopping center da América latina está aqui, assim como a maior favela do mundo, a Da Rocinha, com seus 350 mil habitantes se espremendo entre barracos de madeira, esgoto e tráfico de drogas. Nossos crimes ambientais são tão gigantescos quanto o progresso que se experimenta na mecanização agrícola que transforma o Brasil no celeiro do mundo. Gigantes também são os impostos e a violência em todos os níveis.

E onde está o Brasil no mundo ? – Muito longe do mundo.
Vivemos isolados numa bolha onde se fala o português enquanto nossos vizinhos só ablam español!!!. E bolivianos migram para o Brasil em busca de uma melhor vida. Somos o império da América do sul.

O resto do mundo olha para nós como uma república de bananas, cheia de macacos e plantas carnívoras, um lugar remoto onde tudo é permitido e onde as mulheres são disponíveis.

A culpa disso, em parte, é do próprio povo brasileiro que se fecha ao que é estrangeiro, achando que sua cultura é o bastante. Globalização é um termo muito rejeitado por aqui. É sinônimo de perda de identidade.
A outra parte da culpa é do mundo que se divide em duas bandas : a rica e a pobre.
E em que banda estamos nós ?
Em que banda você queria estar ?

Eu Não

João Pessoa é uma cidade habitada por mais de 600 mil cafuçus, gente de mau-gosto declarado e má educação enraizada nos ossos... com raríssimas exceções, é claro !

João Pessoa é um balneário pobrezinho que suja as águas do atlântico, suja as águas do Sanhauá e da lagoa do centro. Também deixa lixo nas praias, os restos de gestos estúpidos como o futebol á beira-mar ou as bicicletas no calçadão. Também joga lixo pela janela dos carros como se a rua fosse depósito à céu aberto, aterro sanitário urbanizado, grande mercado central generalizado por todas as avenidas.

João Pessoa escuta esse forró industrializado sujo, pobre, medíocre e a juventude dourada da Paraíba o exibe orgulhosa em seus carros com caixas-de-som dignas de trios elétricos baianos, forçando a quem ainda tem um mínimo de bom senso a se acostumar com a breguice que impera Eu não. Eu me recuso a me acostumar e achar isso bonitinho.

Claro, aqui também tem aquele povo metido a moderno que usa a mesma armação de óculos e os mesmos tênis “all star” ... com raríssimas exceções, é claro !

João Pessoa tem carnavalescos, embora seus carnavais sejam celebrados antes do oficial porque o bacana é ir para Olinda. Também tem cineastas que continuam filmando a seca, a caatinga e suas desgraças.

João Pessoa é preconceituosa contra os matutos do interior, embora os maiores jecas sejam aqueles que lotam os shopping centers com um ar esnobe de quem está fazendo compras na Quinta Avenida de Nova York. Estes são os grandes matutos, que têm como ídolo a Banda Calypso e o prato preferido é o espetinho da esquina, como a maioria dos matutos que eles abominam.

João Pessoa tem Mangabeira, uma cidade dentro de si, um inferno transbordante de grosserias e ignorâncias... com raríssimas exceções, é claro ! – Também tem carro parado na calçada... Que se danem ! – O carro deles tem sempre razão e mais status que você. E se for carro de doutor, é melhor nem passar muito perto !
Tenha seu espaço invadido, seja desrespeitado, limitado, impedido, constrangido, ameaçado e fique bem caladinho, afinal, você sabe com quem está falando ?

Até no cinema, no teatro, no Espaço Cultural, todos os lugares são deles, os mal educados donos da cidade. E você acaba se acostumando com a presença deles. Eu não !

Eu não vou me acostumar com hábitos grotescos e o descumprimento das leis. Eu não vou me acostumar a não dizer “Bom dia” ou “Com licença” ou “Por favor”. Não vou me acostumar a pisar na grama, rir de um deficiente físico nem prestar atenção à vida do meu vizinho.
Não vou me acostumar com cafuçu analfabeto que grita “MIZÉRA” ou “TÁ LIGADO ?” entre outras pérolas deste dialeto quotidiano.

Não, não vou me acostumar. Não vou ajuda-los na disseminação desta aberração, desta doença cultural que assola esta cidade.
João Pessoa quer ser grande, quer ser turística, quer ser tanta coisa e tudo o que consegue ser é a mais verde do país. Justíssimo título. Selva aos animais !
...com raríssimas exceções, é claro !

Imaginando

Dizem que o homem que tem um grande carro é porque tem um pênis pequeno. Fico aqui imaginando o tamanho do pênis do presidente Lula. Deve ser uma coisinha ridícula, visto que ele não só tem uma frota de carros enormes como também um avião que custou uma fortuna aos cofres públicos.

E onde Lula enfiou o dinheiro para o “Fome Zero” ? – Fico aqui imaginando se o presidente não preferiu compensar a falta de um pênis avantajado comprando um Boeing ao invés de saciar a fome de milhões de brasileiros que vivem na miséria absoluta .

O órgão genital masculino deveria ser gigantesco. Talvez assim, os homens não precisassem de compensações. Fico aqui imaginando o que acontece no Japão onde, dizem, os homens têm os menores pênis dentre todas as raças. Nunca fui ao Japão mas imagino as ruas de Tóquio entupidas por carros do tamanho de elefantes e o céu congestionado pelos milhares de aviões. E o primeiro-ministro japonês deve ter um ônibus espacial para suas viagens intercontinentais.

Pobre Lula. Nem que comprasse um ônibus espacial teria seu pênis aumentado de tamanho. Fico aqui imaginando o pênis do presidente, dormindo no meio de suas pernas, alheio à fome do povo, alheio à corrupção e nem se dá conta quando embarca numa dessas viagens ao oriente no luxuoso Boeing presidencial.

Eu não tenho carro e isso não significa que eu tenha um pênis do tamanho de um cavalo. Não tenho um carro porque sou mal remunerado, porque não tenho casa própria e porque pago impostos iguais aos Finlandeses, com a diferença que não tenho transporte público descente, nem educação, nem estradas, nem saúde, nem “Fome Zero”. Por que eu teria um carro no Brasil se nas ruas há mais buracos que rua ?

Fico aqui imaginando o dia em que elegeremos um presidente cujo pênis seja tão grande quanto as promessas de Lula. Um presidente tão bem-dotado que ergueremos um monumento em Brasília em homenagem ao seu falo e nele hastearemos a bandeira nacional porque estaremos orgulhosos de nossas estradas, nossos hospitais, nossas escolas. Não veremos mais os bandidos soltos nas ruas nem políticos empregando seus parentes. Teremos acesso á cultura, a tecnologia e nunca mais veremos nossos irmãos com fome.

Enquanto isso não acontece, eu fico aqui imaginando...só imaginando...