Postagens Recentes

quinta-feira, 27 de outubro de 2005

Lá Vem Ela De Novo


Ela não desiste ! - Quer cantar pra sempre e, para a sorte de seus fãs, está cada vez mais atual.
Ela não se cansa. Madonna está pra lançar um novo CD "Confessions On A Dancefloor". O single "Hung Up" já está rolando na internet.

La Mala Educación




Falar de Almodóvar, de suas cores e de suas películas tão singulares.Que trabalho árduo e delicioso ao mesmo tempo.
Tenho medo de dizer besteira, pois Almodóvar é, para mim, um gênio como Picasso ou Salvador Dali o foram.
O cinema espanhol e europeu deve muito a este mestre que, a cada novo filme, se mostra mais inspirado e maduro sem perder aquele tom “Almodóvar” de ser.
“Má Educação” trata de um trio amoroso homossexual que vive experiências na infância, num colégio católico e depois se reencontra para contar sua história. A vida e a morte aqui se misturam para mostrar todas as nuances do universo gay, desde o travesti ao michê, do pedófilo ao preconceituoso, tudo tão bem amarrado num conto que mexe com a libido e ao mesmo tempo também pode condenar por pecado, depende da sua perspectiva.
As cores de Almodóvar estão presentes neste filme. Incrível como ele cresce e amadurece e não se nega ao direito de ser este nome mundialmente conhecido por sua obra. O cara é tão sacador das coisas que põe um garotinho cantando em falsete, naquele soprano infantil, só para mostrar quão dispare é a pedofilia. O menininho lá cantando uma música sacra, em falsete, para o padre que o abusa sexualmente. O mesmo garotinho que depois se transforma numa traveca drogada, mas escritora. Isso é Almodóvar.
Nem se preocupe com qualidade. Almodóvar não é “2 Filhos de Francisco”. Nele há consistência. Nele há enredo e supremo cuidado com tudo, da fotografia ao texto, nunca desnecessário, nunca prolixo.
É incrível como bicha é bicha em qualquer lugar do mundo, na maneira de se tratar ou na maneira de seduzir...E este diretor deixa tão claro a que ponto um ser humano que vive no submundo pode chegar para conquistar o que quer, aqui, uma trava que sonha em ter xereca e vai fazer de tudo para conseguir, nem que, para tanto, apele para a má educação, assim como o atorzinho de quinta para conseguir um bom papel.
Ficou curioso ? – Vá ver “Má Educação”. Delire com as cores. Delire com as personas. Delire com Almodóvar. Afinal, nem só de Hollywood vive o cinema. Graças a Deus, porque bicha é bicha em qualquer lugar, mas cineasta, não!

quarta-feira, 26 de outubro de 2005

O Susto Nosso de Cada Dia






Eu me assusto com o imediatismo das coisas, a impaciência e a velocidade com que tudo acontece. As relações estão dependentes de agilidade e praticidade.
Ninguém quer perder tempo conhecendo o outro...pra quê ? – se você pode perguntar tudo o que te interessa em dez minutos no MSN ? – Você até pode vasculhar a vida do outro se ele tiver perfil no ORKUT, descobrir seus gostos, seus amigos, seu pedigree.

A vida corre veloz, há um nervosismo no ar e uma vontade louca de que tudo dê certo no primeiro olhar. Pessoas vão colecionando amantes numa busca incessante pelo príncipe encantado. Onde ele está ? – Quem souber, me avise,please!...eu também quero ser feliz, mas sem pressa. A felicidade anda a passos lentos.

Eu me assusto com a rapidez das coisas. Hoje você conhece uma figura, se apaixona até e amanhã tudo já mudou de figura...perde-se o interesse por tudo e aquela pessoa transforma-se em uma página da internet que você minimiza para um cantinho perdido da tela de sua vida. Quem era importante até um instante vira uma “figura”, literalmente

Eu não sou uma foto digital. Eu não sou um emoticon engraçadinho. Ninguém nunca vai me conhecer totalmente se não for pessoalmente.
Vamos ter paciência, vamos sentar de frente e se olhar nos olhos. Não me meça pela webcam, não me peça pra me apaixonar em dois minutos de papo.

Eu não quero ter pressa nem ser pressionado. Eu não sou um automóvel que pode mudar de marcha pra te alcançar. É uma questão de respeitar o limite de cada um. Eu ando devagar, mas penso rápido.

quarta-feira, 28 de setembro de 2005

Os 2 Filhos de Francisco

Ainda com aquela música na cabeça escrevo sobre este longa. Acabei de chegar do cinema.Não resisti à curiosidade e fui ver "Os Dois Filhos de Francisco", o filme brasileiro de maior sucesso da temporada.
Eu não vou negar que muita coisa presta neste filme, assim como não vou negar que muita coisa também decepciona.
O Que Se Salva - a atuação de Ângelo Antonio e Dira Paes são ótimas e José Dumont, como ator convidado, é o único que realmente convence interpretando um empresário charlatão. Em algumas cenas, a fotografia estava muito inspirada e a direção se fez presente de maneira pouco previsível, o que deu um charme bacana. As tiradas de humor são irresistíveis, bem como a síntese narrativa e tom documental que o filme assume em alguns momentos.
O Que Doe Na Alma - choca ver quão mal retratado foi o povo de Goiânia, Goiás. Ainda que a história se passe nos idos anos 70, nada justifica aquela sujeira. Na cena da rodoviária, quando os irmãos cantam para descolar um troco, vê-se ao seu redor uma multidão de imundos, gente com as roupas sujas e cara de quem passa uma fome de lascar. Eu já estive em Goiânia e afirmo que nunca vi gente tão educada e limpa. Caipiras há em todo lugar, até em São Paulo, a grande metrópole, e nem por isso são pessoas sebozas. Deplorável o preconceito contra os pobres. Outra coisa que doe na alma quando se vê este filme é a atuação pobrinha e pouco elaborada de Paloma Duarte. A impressão que fica é que ela estava alí só garantindo um cachê.
Mesmo detestando música sertaneja (ou brega,como alguns críticos classificam a música de Zezé De Camargo e Luciano) tenho que admitir que o gênero torna-se insuportável na voz de figurões da MPB como Maria Bethânia ou Ney Matogrosso. Melhor seria não enfeitar e deixar pra quem sabe fazer...mas Caetano Veloso não pode ouvir falar de trilha sonora que vai lá participar. Ainda bem que ele não inventou outro refrãozinho chinfrim como o que fez para Tieta...eta, eta, eta...Senão, teríamos uma pérola rimando com É o Amor...mô,mô,mô !
Enfim - O filme, ao final, me pareceu uma grande peça publicitária, promocional, estatística e massageadora do ego dos cantores e agregados. Se a moda pega, logo teremos um longa sobre a triste saga de outros sertanejos rumo ao estrelato. Imaginem todo ano, por muitos anos, os cinemas lotados e lacrimosos conhecendo histórias como as de Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo,Bruno e Marroney...e dêem graças aos deuses, podia ser pior. Podiamos estar vendo o país todo exaltando a história das bandas de forró de plástico ou das loiras oxigenadas do Calypso de Belém do Pará. Eca !...~E nem quero cogitar a história de Sandy e Junior...Enfim, o que mais gostei no filme foi quando apareceu a palavra "FIM"...e as luzes se acenderam e eu saí do cinema...que alívio...mas a musiquinha vinha ecoando...é o amor que mexe com minha cabeça e me deixa assim...e não é pra isso que serve a trilha sonora, Caetano ?
Fica aquela lição "Xuxesca" de que seu sonho pode se tornar realidade quando se persiste e se tem uma ajudinha de um pai como Seu Francisco !

quinta-feira, 15 de setembro de 2005

Resgate Rápido II


Se você nunca ouviu falar do Depeche Mode então não esteve no planeta terra. Este grupo de Basildon,Inglaterra, nos chegou aqui no início dos anos ´90 e foi precursor,junto com o Kraftwerk, de toda a música eletrônica que você curte hoje nas baladas, com a diferença que o Depeche fazia um som de ótima qualidade, com letra e arranjo dignos de gênios.
Tanto era um som bacana que continua atualíssimo, imortal. Seu álbum mais inspirado foi, sem dúvida, "Violator", uma obra prima que nos trouxe pérolas como Personal Jesus, Sweetest Perfection, World in My Eyes, Enjoy the Silence, entre tantas outras maravilhas.
Está dado o recado: se você curtiu ou nunca ouviu falar do Depeche, corra agora para baixar suas canções e delirar com seu estilo new age eletrônico-pós-punk-pop.
DICA: no programa E-mule você consegue baixar o disco completo se conectando a rede Kad.

quarta-feira, 17 de agosto de 2005

Eu Me Basto


Há uma grande contradição no mundo: as pessoas estão reclamando da solidão,da dificuldade em se encontrar um namorado (a) e no entanto só se permitem "ficar".
Pois,eu tenho uma novidade pra vocês.Eu me basto !
Decidi que não vou mais "ficar" porque não é isso o que eu quero.Eu quero estar com alguém(cumplicidade),ser de alguém (fidelidade)...mas,enquanto isso não acontece,"fico" comigo mesmo porque eu me basto.Eu sou meu melhor amigo.É muito bom estar comigo.
Quanto á solidão,ela só te aflige se você acreditar nesse papo de que uma andorinha só não faz verão.Veremos : Tudo o que é maravilhoso no universo é único.O Sol,a Lua,aTerra,a Amazônia,o Pão de Açúcar...já o que é duplicado soa meio dúbio,clonado,que perdeu a qualidade.Por isso,eu me basto.Eu sou único.Somos únicos.
É,eu sei que para onde quer que olhemos somos bombardeados com a receita da felicidade,que trata-se de encontrar sua alma gêmea,sua cara-metade.E quem disse que eu sou um cara pela metade ?
Eu me basto.Eu me completo.Sei que soa radiacalmente egoísta e assim será até o dia em que eu encontrar uma pessoa bacana...não minha alma gêmea porque eu sou único e inteiro,mas uma outra alma única e inteira que queira compartilhar seu universo com o meu."Amar não é fusão" - disse Artur da Távola explicando como algumas pessoas se anulam e se absorvem numa relação,perdendo identidade por falta de amor próprio.Por isso,sou egoísta mesmo.Não vou me anular nem me fundir a ninguém.
Vamos acabar com essa cobrança de que a sua felicidade depende de outra pessoa.Não!
Você pode ser feliz sozinho,sim !

sábado, 30 de julho de 2005

*****PARTY MONSTER*****


O retorno do astro Macaulay Culkin ás telonas não podia ter sido em maior estilo.Ele interpreta um promoter do Limelight,famosa casa noturna de Nova York,nos idos anos de 1980,quando tudo era "se montar",se jogar na balada e curtir todas as drogas disponíveis.
O filme Party Monster é baseado em fatos reais,por mais que meus olhos,ouvidos e queixo-caído não acreditassem na participação especialérrima de Marylin Manson como a fabulosa Cristina,a personagem mais hilariante do filme.Será que Cristina existiu mesmo ?
Já Culkin superou minhas expectativas e provou por A+B que tornou-se um ator de fato.
A trilha sonora é qualquer coisa assim "prodigiosa" de tão bem escolhida e melhor ainda encaixada no fime,sem roubar a cena nem ser desnecessária nunca.Está tocando sempre como ilustração.Perfeito.
Mas nem tudo são flores neste longa que retrata um lado cruel de Nova York,o lado da juventude dourada da América que não está nem aí pra nada.Prepare-se para se chocar com a frieza nos relacionamentos,a miséria humana elevada á quinta potência e as drogas,que estão em quase todas as cenas.
A beleza de Party Monster está nas festas absurdas,nos modelitos pra lá de modernosos,na música e,claro,na cena única em que se pode ver a bundinha do Macaulay.
Eu recomendo!

sexta-feira, 29 de julho de 2005

Deus,Salve a Rainha !


Vamos declarar guerra á Inglaterra....e essa rima não foi proposital.
Fiquei pasmo ao saber do assassinato do imigrante brasileiro no metrô de Londres pela Scotland Yard,uma das mais respeitadas entidades policiais do mundo.É realmente um choque saber que um compatriota que batalhava por uma vida melhor morreu de forma tão estúpida em terras estrangeiras.
Fiquei mais pasmo ainda ao ver a forma como seu cadáver foi recepcionado na volta ao Brasil: tinha bandinha tocando o hino nacional repetidas vezes,tinha carro de bombeiros para transportar o morto,tinha faixas culpando os ingleses,tinha jornalista do mundo inteiro..e será que só eu vi este exagero ?
Porque não deram similar tratamento a Sérgio Vieira de Mello,que morreu no Iraque,trabalhando legalmente pela ONU ?
Afinal de contas,qual foi o heroísmo do cara ?...Não respeitar uma voz de prisão ? – Correr da polícia num país recém-atacado por terroristas ? – Viver clandestinamente ?
Sinceramente,eu fico pasmo.Deveríamos ter reverenciado o Sr. Sérgio Vieira de Mello como um deus, já que reverenciamos um desertor da pátria como herói.Afinal,o que de especial ele fez para ser imortalizado ?
Eu vi,naquela manifestação,o mesmo radicalismo dos fanáticos islâmicos,um quê de patriotismo fundamentalista,um exagero !
Respeitem a bandeira do Brasil ! – Ela não devia estar estendida sobre o caixão daquele cidadão...não porque ele foi tentar a vida na Europa, mas porque ele não fez nada pelo país que o enalteceu em seu sepultamento.Coisa igual eu só vi no enterro de Ayrton Senna e, neste caso, as homenagens eram mais do que justas.
Deveríamos cobrir com a bandeira nacional o caixão dos milhares de brasileiros que morrem por ano,aqui mesmo, em sua pátria, de forma tão ou mais estúpida que a morte do imigrante.Devíamos render homenagens às vítimas de bala-perdida, aos velhos que morrem na fila da Previdência Social,nos sequestros-relâmpagos, enfim, a todos os que morrem.Se existe esta guerra aqui mesmo, em nossa casa, por que culpar a Inglaterra ?

quinta-feira, 28 de julho de 2005

Premonição I (A Cura da Solidão ?)


O sonho dos cientistas de criarem uma inteligência artificial se concretizará. Chegará o dia em que a bio-engenharia e a robótica se fundirão numa só ciência e um organismo cibernético surgirá.
Basta olharmos em volta para crermos na possível criação de uma máquina autônoma,com raciocínio próprio e não pré-programado.
O avanço da ciência e da informática é tão veloz que mídias são superadas em menos de cinco anos,cirurgias antes impossíveis,hoje são realizadas por vídeo-conferência,o terrorismo digital já é uma realidade,a criação de partes do corpo humano em laboratório,a nanotecnologia em nossos eletrodomésticos,as pesquisas com as células-tronco,microprocessadores,o celular que revolucionou a comunicação.
Estamos caminhando para algo maior.Não sei bem se bom ou ruim.No futuro os humanos estarão cercados de tecnologia e,creio eu,cada vez mais distantes uns dos outros.Usaremos aparelhos para quase tudo em nossas vidas.Tanta gente,hoje em dia,já prefere os chats da internet ao invés de ir na esquina tomar um choppinho e bater-papo de verdade.
A busca de todos,onde quer que vão,o que quer que criem,é sempre a esperança de encontrar um amigo.Quem não tem um amigo virtual que atire a primeira pedra !
A solidão humana crescerá até o dia em que teremos amigos bio-mecânicos para amar...e eu não me incomodaria de ter um aqui em casa...

sábado, 23 de julho de 2005

Um Lugar Chamado Bananeiras


Houve uma enchente em Bananeiras na década de 1960 que entrou para a história. Dizem que foi tanta água que o brejo virou mar.
Contam que o rio inundou tudo,levou animais,árvores e até a cama de Seu Lulu com ele ainda deitado nela,gritando desesperado.
Bananeiras é uma dessas cidades que parecem ter saído dos contos de Jorge Amado.Situada num vale úmido no brejo paraibano,rodeada por serras cobertas de bananeiras,é claro,é um lugar pequeno mas nada modesto: suas paisagens são encantadoras como a igreja matriz que domina o cenário do topo de uma colina ladeada por casarões antigos.Mas,o mais fascinantes são seus personagens.
Lembro-me de Nita,vizinha de minha vó Zefinha,que fazia bruxas de pano...e não é que Nita era a própria encarnação da bruxa ? - Óculos fundo-de-garrafa,verruga no nariz,cachimbo e cabelos desgrenhados.As vezes eu tinha medo de Nita.
Doutor Mozart Bezerra era o coronel.Faleceu há alguns dias.Acho que ele tinha uns 314 anos,pois quando eu nasci ele já era velhinho.
Na rua dos Cornos vivia Vera Lúcia,uma negona tamanho "extra-large".Na rua da cadeia vivia Rosemary,uma loirinha de voz rouca que foi considerada a menina mais bonita.
Minha paixão foi por Kilma,a filha mais nova do prefeito.Nas férias eu ía a Bananeiras e Kilma nunca sequer notou minha existência.Deve ter-se casado,engordado e se enchido de filhos.
A noite, a turma se encontrava na calçada de Tia Carmem e lá vinham de férias também as gêmeas Márcia e Mércia.Ficávamos noites perdidas curtindo o frio,a amizade e as estórias de assombração da casa dos Periaçu.
Enquanto isso,personagens mais corriqueiros passavam por nós como as beatas fofoqueiras,o bêbado Beéca e a professorinha Martinha de Seu Quin-Quin.
De repente,a notícia da morte de Marcelino,um cara da turma da praça.A vida tinha mesmo essas crueldades. Marcelino era filho de Seu José Epitácio,dono de uma casa que tinha em seu jardim uma pedra colossal que,diziam,era o tampão de um braço-de-mar...se a pedra fosse removida a água inundaria Bananeiras.
Na esquina da casa da minha avó,do outro lado do canal,tinha a venda de Seu Melquíades e mais adiante a de Dona D´Alva.Na rua principal estava (e ainda está)a venda de Seu Damião,mas acabou-se a padaria de Seu Manoel Galego. Também cercaram o sítio de Seu João Monteiro e ninguém pode mais brincar debaixo das mangueiras como nós fazíamos.Nem no Colégio Agrícola ninguém vai mais brincar.Por isso,agradeço os dias de liberdade que tive nas férias naquele lugar.
Sinto falta dos torneios intermunicipais de vôlei quando Bananeiras enfrentava outras cidades do brejo...e das comemorações pelo centenário da emancipação municipal.Nunca mais eu vi festa igual,todos os moradores participaram de alguma forma.
O tempo passou,a vida passou como uma enchente,mudando a cidade onde nasci.A vida passa tão cheia por nós que nos arrasta como enxurada.Nem dá tempo de olhar ao redor e lembrar de Irmã Leite,a boa freira.
Hoje eu não fui arrastado pela vida,eu flutuei em suas águas de boas recordações,como se fosse Seu Lulu flutuando em sua cama....