Postagens Recentes

terça-feira, 6 de dezembro de 2005

PASSIVOS


Falar do que não foi dito
Da tal da cura
Que todo mundo espera
Falar da amargura
Do povo esquecido
Vivendo e comendo miséria
E o tal preservativo
Limitando como ditadura
Deixando o prazer à espera
Do poder aquisitivo
O prazer virou fera
Enjaulado e passivo
Diante da libido
Que antes era bela
A moda hoje é a procura
Por um folheto explicativo
Que não chega na favela
Mas todo mundo espera
Ser HIV negativo
Ou, portador de uma quimera

sábado, 19 de novembro de 2005

Conflitos da Alma

Dentro de nós há dois cães : um é mau e cruel, outro é bom e dócil. Os dois estão sempre brigando.
Qual dos dois vencerá este conflito ?
"Aquele que você alimentar".

SÓ NORDESTINO ENTENDE ISSO...

Botão é pitôco
Se é miúdo é pixototinho
Se é resto é cotôco
Tudo que é bom é massa
Tudo que é ruim é peba
Rir dos outros é mangar
Se é franzino é xôxo
O bobo se chama leso
E o medroso chama frouxo
Tá estranho tá tronxo
Vai sair diz vou chegar
Caba sem dinheiro é liso
Pernilongo é muriçoca
Chicote se chama açoite
Quem entra sem licença emburaca
Sinal de espanto é vôtes
Se tá folgado tá folote
Se a calça tá curta tá pega-bode
Quem tem sorte é cagado
Quem dá furo é fulero
Sujeira de olho é remela
Gente insistente é pegajosa
Agonia é aperreio
Meleca se chama catota
Gases se chamam bufa
Catinga de suor é inhaca
Mancha de pancada é roncha
Palhaçada é munganga
Desarrumado é malamanhado
Pessoa triste é borocoxô
É mesmo é Iapôis
Correr atrás de alguém é dar uma carrera
Passear é bater perna
Fofoca é babado, resenha
Estouro se chama pipôco
Confusão é rolo.
Com calor é esbaforido
Barriga é bucho
Engravidar é embuchar
Cambalhota é bunda-canástica
Puta é quenga
Prisão-de-ventre é nó-nas-tripa
Coluna é espinhaço
Coceira é xanha
Ferida é pereba
Caxumba é papêra
Lambe-olho é briba

sábado, 12 de novembro de 2005

They Don´t Really Care About Us

Once upon a time an American singer called Michael Jackson,more a freak than an artist indeed,came to Brazil for filming a video clip.His song talked about police brutality and people´s poverty...
Many years after that,a big hurrycane called Katrina made a real mess in New Orleans,USA,showing to the world all the American poverty that was laying down in the hidden American "favelas".Yes,they have favelas too...Who could imagine that ? - The most rich nation in this planet has got its own parcel of poverty!
I wonder why Mr. Jackson didn´t show us this poverty on your video clip.Why are the American people so worried in hidding their social problems and so worried in showing off other people´s misery ??
Katrina brought to the light the most confidential American secret,the one they wanted to keep away from world´s eyes.
While that they dared to sing "they don´t care about us" but,the truth is,they don´t even care about themselves.
I know and everybody does the same truth: Brazil is not a paradise,there are a lot of problems here,but we cannot be pointed by other nations as "the land of the forgotten people".Contrary of what American think,we care about ourselves.We give free education in universities for those who can´t pay.We give healthcare,free transportation for students,old people,policeofficers and so on...The government helps.
I hope to see
the truth on Mr. Jackson´s new clip.I hope he talk about those black people left for behind while Katrina was fucking the city.I hope he talk about the taxes,the prices,the racial tension and about the American dream...that dream wich will never come true to the most people who was born in the home of the braves...

sexta-feira, 4 de novembro de 2005

Caverna do Dragão - A verdade

Tudo começou naquele dia em que os amigos se reuniram para um dia num parque de diversões.Sheila,Bob,Erick,Diana...todos morreram num trágico acidente na montanha-russa, por isso, nunca conseguiram voltar pra casa...estão mortos!
Aquele lugar é o limbo onde as forças do bem e do mal se degladiam por suas almas. Naquele limbo acontece as coisas mais estranhas porque nada é real. Ou será que você nunca se perguntou para onde ía o Mestre dos Magos ? - Ele era a representação de um anjo, sempre pronto a ajudar, mas sem poder interferir no livre arbítrio dos adolescentes.
O Vingador seria o anjo do mal ou outra alma perdida naquele limbo ?? - Notem que ele não era amiguinho da Tiamat, o terrível dragão de cinco cabeças (ou seriam sete ?).
Em outra versão diz-se que o Vingador,na verdade,era o anjo bom que queria salvar a todos,pois,aquela sua fixação em tomar as armas dos garotos era uma forma de faze-los entender que o falso-poder a eles conferidos pelos artefatos mágicos era uma maneira de o Mestre dos Magos mante-los presos alí.
Há um episódio da Caverna do Dragão que nunca chegou às telas porque explicava sobre este acidente e a morte dos personagens que agora vagavam numa terra de ilusão. Neste episódio, eles se conscientizavam de suas mortes e encontravam a saída, mas não para casa e sim para o paraíso.
Eu, que curti a Caverna do Dragão na infância e pré-adolescência, sempre fui fascinado por aquelas histórias. Passagens secretas, duelos mágicos, terras perdidas...e sempre que surgia a chance de "voltar pra casa" eles preferiam salvar alguém. Isso explica tudo. A missão deles naquele lugar antes de, enfim, serem salvos.
O tom religioso sempre esteve lá, como uma mensagem subliminar. Mas, seria demais esplicar ao público infanto-juvenil que aqueles jovens poderosos e cheios de habilidades, na verdade, haviam morrido num acidente num parque de diversões. E, os próprios personagens ainda estavam tão ligados à ideia de "casa" que contiuavam cultivando seus medos e sonhos, como o Mago atrapalhado, a mocinha que tinha medo de ficar sozinha, o cavaleiro medroso, a atleta que tinha medo de envelhecer...
Todas aquelas provações tinham um propósito que nunca chegou às telas...

quinta-feira, 27 de outubro de 2005

Lá Vem Ela De Novo


Ela não desiste ! - Quer cantar pra sempre e, para a sorte de seus fãs, está cada vez mais atual.
Ela não se cansa. Madonna está pra lançar um novo CD "Confessions On A Dancefloor". O single "Hung Up" já está rolando na internet.

La Mala Educación




Falar de Almodóvar, de suas cores e de suas películas tão singulares.Que trabalho árduo e delicioso ao mesmo tempo.
Tenho medo de dizer besteira, pois Almodóvar é, para mim, um gênio como Picasso ou Salvador Dali o foram.
O cinema espanhol e europeu deve muito a este mestre que, a cada novo filme, se mostra mais inspirado e maduro sem perder aquele tom “Almodóvar” de ser.
“Má Educação” trata de um trio amoroso homossexual que vive experiências na infância, num colégio católico e depois se reencontra para contar sua história. A vida e a morte aqui se misturam para mostrar todas as nuances do universo gay, desde o travesti ao michê, do pedófilo ao preconceituoso, tudo tão bem amarrado num conto que mexe com a libido e ao mesmo tempo também pode condenar por pecado, depende da sua perspectiva.
As cores de Almodóvar estão presentes neste filme. Incrível como ele cresce e amadurece e não se nega ao direito de ser este nome mundialmente conhecido por sua obra. O cara é tão sacador das coisas que põe um garotinho cantando em falsete, naquele soprano infantil, só para mostrar quão dispare é a pedofilia. O menininho lá cantando uma música sacra, em falsete, para o padre que o abusa sexualmente. O mesmo garotinho que depois se transforma numa traveca drogada, mas escritora. Isso é Almodóvar.
Nem se preocupe com qualidade. Almodóvar não é “2 Filhos de Francisco”. Nele há consistência. Nele há enredo e supremo cuidado com tudo, da fotografia ao texto, nunca desnecessário, nunca prolixo.
É incrível como bicha é bicha em qualquer lugar do mundo, na maneira de se tratar ou na maneira de seduzir...E este diretor deixa tão claro a que ponto um ser humano que vive no submundo pode chegar para conquistar o que quer, aqui, uma trava que sonha em ter xereca e vai fazer de tudo para conseguir, nem que, para tanto, apele para a má educação, assim como o atorzinho de quinta para conseguir um bom papel.
Ficou curioso ? – Vá ver “Má Educação”. Delire com as cores. Delire com as personas. Delire com Almodóvar. Afinal, nem só de Hollywood vive o cinema. Graças a Deus, porque bicha é bicha em qualquer lugar, mas cineasta, não!

quarta-feira, 26 de outubro de 2005

O Susto Nosso de Cada Dia






Eu me assusto com o imediatismo das coisas, a impaciência e a velocidade com que tudo acontece. As relações estão dependentes de agilidade e praticidade.
Ninguém quer perder tempo conhecendo o outro...pra quê ? – se você pode perguntar tudo o que te interessa em dez minutos no MSN ? – Você até pode vasculhar a vida do outro se ele tiver perfil no ORKUT, descobrir seus gostos, seus amigos, seu pedigree.

A vida corre veloz, há um nervosismo no ar e uma vontade louca de que tudo dê certo no primeiro olhar. Pessoas vão colecionando amantes numa busca incessante pelo príncipe encantado. Onde ele está ? – Quem souber, me avise,please!...eu também quero ser feliz, mas sem pressa. A felicidade anda a passos lentos.

Eu me assusto com a rapidez das coisas. Hoje você conhece uma figura, se apaixona até e amanhã tudo já mudou de figura...perde-se o interesse por tudo e aquela pessoa transforma-se em uma página da internet que você minimiza para um cantinho perdido da tela de sua vida. Quem era importante até um instante vira uma “figura”, literalmente

Eu não sou uma foto digital. Eu não sou um emoticon engraçadinho. Ninguém nunca vai me conhecer totalmente se não for pessoalmente.
Vamos ter paciência, vamos sentar de frente e se olhar nos olhos. Não me meça pela webcam, não me peça pra me apaixonar em dois minutos de papo.

Eu não quero ter pressa nem ser pressionado. Eu não sou um automóvel que pode mudar de marcha pra te alcançar. É uma questão de respeitar o limite de cada um. Eu ando devagar, mas penso rápido.

quarta-feira, 28 de setembro de 2005

Os 2 Filhos de Francisco

Ainda com aquela música na cabeça escrevo sobre este longa. Acabei de chegar do cinema.Não resisti à curiosidade e fui ver "Os Dois Filhos de Francisco", o filme brasileiro de maior sucesso da temporada.
Eu não vou negar que muita coisa presta neste filme, assim como não vou negar que muita coisa também decepciona.
O Que Se Salva - a atuação de Ângelo Antonio e Dira Paes são ótimas e José Dumont, como ator convidado, é o único que realmente convence interpretando um empresário charlatão. Em algumas cenas, a fotografia estava muito inspirada e a direção se fez presente de maneira pouco previsível, o que deu um charme bacana. As tiradas de humor são irresistíveis, bem como a síntese narrativa e tom documental que o filme assume em alguns momentos.
O Que Doe Na Alma - choca ver quão mal retratado foi o povo de Goiânia, Goiás. Ainda que a história se passe nos idos anos 70, nada justifica aquela sujeira. Na cena da rodoviária, quando os irmãos cantam para descolar um troco, vê-se ao seu redor uma multidão de imundos, gente com as roupas sujas e cara de quem passa uma fome de lascar. Eu já estive em Goiânia e afirmo que nunca vi gente tão educada e limpa. Caipiras há em todo lugar, até em São Paulo, a grande metrópole, e nem por isso são pessoas sebozas. Deplorável o preconceito contra os pobres. Outra coisa que doe na alma quando se vê este filme é a atuação pobrinha e pouco elaborada de Paloma Duarte. A impressão que fica é que ela estava alí só garantindo um cachê.
Mesmo detestando música sertaneja (ou brega,como alguns críticos classificam a música de Zezé De Camargo e Luciano) tenho que admitir que o gênero torna-se insuportável na voz de figurões da MPB como Maria Bethânia ou Ney Matogrosso. Melhor seria não enfeitar e deixar pra quem sabe fazer...mas Caetano Veloso não pode ouvir falar de trilha sonora que vai lá participar. Ainda bem que ele não inventou outro refrãozinho chinfrim como o que fez para Tieta...eta, eta, eta...Senão, teríamos uma pérola rimando com É o Amor...mô,mô,mô !
Enfim - O filme, ao final, me pareceu uma grande peça publicitária, promocional, estatística e massageadora do ego dos cantores e agregados. Se a moda pega, logo teremos um longa sobre a triste saga de outros sertanejos rumo ao estrelato. Imaginem todo ano, por muitos anos, os cinemas lotados e lacrimosos conhecendo histórias como as de Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo,Bruno e Marroney...e dêem graças aos deuses, podia ser pior. Podiamos estar vendo o país todo exaltando a história das bandas de forró de plástico ou das loiras oxigenadas do Calypso de Belém do Pará. Eca !...~E nem quero cogitar a história de Sandy e Junior...Enfim, o que mais gostei no filme foi quando apareceu a palavra "FIM"...e as luzes se acenderam e eu saí do cinema...que alívio...mas a musiquinha vinha ecoando...é o amor que mexe com minha cabeça e me deixa assim...e não é pra isso que serve a trilha sonora, Caetano ?
Fica aquela lição "Xuxesca" de que seu sonho pode se tornar realidade quando se persiste e se tem uma ajudinha de um pai como Seu Francisco !

quinta-feira, 15 de setembro de 2005

Resgate Rápido II


Se você nunca ouviu falar do Depeche Mode então não esteve no planeta terra. Este grupo de Basildon,Inglaterra, nos chegou aqui no início dos anos ´90 e foi precursor,junto com o Kraftwerk, de toda a música eletrônica que você curte hoje nas baladas, com a diferença que o Depeche fazia um som de ótima qualidade, com letra e arranjo dignos de gênios.
Tanto era um som bacana que continua atualíssimo, imortal. Seu álbum mais inspirado foi, sem dúvida, "Violator", uma obra prima que nos trouxe pérolas como Personal Jesus, Sweetest Perfection, World in My Eyes, Enjoy the Silence, entre tantas outras maravilhas.
Está dado o recado: se você curtiu ou nunca ouviu falar do Depeche, corra agora para baixar suas canções e delirar com seu estilo new age eletrônico-pós-punk-pop.
DICA: no programa E-mule você consegue baixar o disco completo se conectando a rede Kad.