Postagens Recentes

terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

100% BRANCO

Dizem que, no Brasil, não há ninguém 100% branco. Então, logo deduzo, que também não há ninguém 100% negro.

Partindo deste presuposto, acho uma agressão as camisetas que vejo sendo exibidas por afro-descendentes onde se pode ler em letras garrafais em seus peitos estufados de orgulho: 100% NEGRO! - Ora bolas. Por que os negros podem ser 100% e os brancos não ?

Imagino que se uma pessoa branca precisasse se auto-afirmar da mesma forma que os negros, usando uma camiseta onde se lesse 100% BRANCO ou ORGULHO DE SER EURO-DESCENDENTE, estaria enquadrado no crime de racismo. Mas, eu me sinto discriminado por ser branco quando cruzo com ativistas (ou não) negros e estes portam aquelas infames camisetas "100% Negro".

É engraçado até. A moda agora são festas "black", onde a cultura negra (em especial a americana) é exaltada e somente música negra rola, só o visual negro é bacana, só os brasileiros 100% negros são bem-vindos. Que piada. E o que seria de nós, brasileiros brancos, se organizassemos festinhas exaltando nossa cor de pele, nossos ascendentes europeus e a beleza de um par de olhos azuis ???? - Certamente, seriamos taxados de nazistas, facistas, racistas e todos os "istas" do mundo.

Não gosto desta separação. E, ao mesmo tempo, me vejo quase que "forçado" a procurar a minha turma. Branco não sabe sambar, branco é azedo, branquelo de merda...são algumas pérolas que já ouvi. Fui educado a não discriminar outros seres humanos, mas, quando sou olhado de lado por olhos que buscam em mim a cor de minha pele e não as virtudes que trago, então, me sinto obrigado a pensar numa frase para uma camiseta. 100% Branco eu não sou, mas eles também não são 100% negros.