O Norte/Nordeste do Brasil está debaixo d´água. Há décadas não chovia tanto na região, o que causa enchentes recordes e uma horda de milhares de desabrigados.
O rico Estado de Santa Catarina, no sul do país, viveu situação semelhante no verão passado, quando as chuvas causaram mortes, transtornos e uma horda de milhares de desabrigados.
Para Santa Catarina, o Brasil deu uma resposta solidária: campanhas trataram de arrecadar doações, o governo liberou somas astronômicas para recuperar as cidades e o que era para ser exemplo, acabou se tornando um festival de desvios de donativos e dinheiro, como tudo neste país.
De tão desconfiados e escaldados, os brasileiros agora ignoram o sofrimento dos irmãos do Maranhão, Pará, Amazonas, Piauí e tantos outros Estados que são atingidos por esta temporada anormal de chuvas. Quem vai doar ? - Pra quê doar ?
Cansamos de ver nossa boa vontade ser desviada aos bolsos dos corruptos e às bocas das raposas. Infelizmente, o verão passado parece ter servido de lição e o povo, sem saber a quem de fato se destina sua doação, dá as costas aos do Norte/Nordeste, que contam tão somente com míseros helicópteros da Força Aérea para distribuir mantimentos e remédios.
Não existe uma mobilização nacional para ajudar os novos desabrigados pelas cheias. Não existe doações nem campanhas televisivas para arrecadar doações. Pode ser por mera desconfiança ou, pior, por nortistas e nordestinos não serem loirinhos como os catarinenses...
Este é o Brasil.