Postagens Recentes

terça-feira, 6 de dezembro de 2005

PASSIVOS


Falar do que não foi dito
Da tal da cura
Que todo mundo espera
Falar da amargura
Do povo esquecido
Vivendo e comendo miséria
E o tal preservativo
Limitando como ditadura
Deixando o prazer à espera
Do poder aquisitivo
O prazer virou fera
Enjaulado e passivo
Diante da libido
Que antes era bela
A moda hoje é a procura
Por um folheto explicativo
Que não chega na favela
Mas todo mundo espera
Ser HIV negativo
Ou, portador de uma quimera

sábado, 19 de novembro de 2005

Conflitos da Alma

Dentro de nós há dois cães : um é mau e cruel, outro é bom e dócil. Os dois estão sempre brigando.
Qual dos dois vencerá este conflito ?
"Aquele que você alimentar".

SÓ NORDESTINO ENTENDE ISSO...

Botão é pitôco
Se é miúdo é pixototinho
Se é resto é cotôco
Tudo que é bom é massa
Tudo que é ruim é peba
Rir dos outros é mangar
Se é franzino é xôxo
O bobo se chama leso
E o medroso chama frouxo
Tá estranho tá tronxo
Vai sair diz vou chegar
Caba sem dinheiro é liso
Pernilongo é muriçoca
Chicote se chama açoite
Quem entra sem licença emburaca
Sinal de espanto é vôtes
Se tá folgado tá folote
Se a calça tá curta tá pega-bode
Quem tem sorte é cagado
Quem dá furo é fulero
Sujeira de olho é remela
Gente insistente é pegajosa
Agonia é aperreio
Meleca se chama catota
Gases se chamam bufa
Catinga de suor é inhaca
Mancha de pancada é roncha
Palhaçada é munganga
Desarrumado é malamanhado
Pessoa triste é borocoxô
É mesmo é Iapôis
Correr atrás de alguém é dar uma carrera
Passear é bater perna
Fofoca é babado, resenha
Estouro se chama pipôco
Confusão é rolo.
Com calor é esbaforido
Barriga é bucho
Engravidar é embuchar
Cambalhota é bunda-canástica
Puta é quenga
Prisão-de-ventre é nó-nas-tripa
Coluna é espinhaço
Coceira é xanha
Ferida é pereba
Caxumba é papêra
Lambe-olho é briba

sábado, 12 de novembro de 2005

They Don´t Really Care About Us

Once upon a time an American singer called Michael Jackson,more a freak than an artist indeed,came to Brazil for filming a video clip.His song talked about police brutality and people´s poverty...
Many years after that,a big hurrycane called Katrina made a real mess in New Orleans,USA,showing to the world all the American poverty that was laying down in the hidden American "favelas".Yes,they have favelas too...Who could imagine that ? - The most rich nation in this planet has got its own parcel of poverty!
I wonder why Mr. Jackson didn´t show us this poverty on your video clip.Why are the American people so worried in hidding their social problems and so worried in showing off other people´s misery ??
Katrina brought to the light the most confidential American secret,the one they wanted to keep away from world´s eyes.
While that they dared to sing "they don´t care about us" but,the truth is,they don´t even care about themselves.
I know and everybody does the same truth: Brazil is not a paradise,there are a lot of problems here,but we cannot be pointed by other nations as "the land of the forgotten people".Contrary of what American think,we care about ourselves.We give free education in universities for those who can´t pay.We give healthcare,free transportation for students,old people,policeofficers and so on...The government helps.
I hope to see
the truth on Mr. Jackson´s new clip.I hope he talk about those black people left for behind while Katrina was fucking the city.I hope he talk about the taxes,the prices,the racial tension and about the American dream...that dream wich will never come true to the most people who was born in the home of the braves...

sexta-feira, 4 de novembro de 2005

Caverna do Dragão - A verdade

Tudo começou naquele dia em que os amigos se reuniram para um dia num parque de diversões.Sheila,Bob,Erick,Diana...todos morreram num trágico acidente na montanha-russa, por isso, nunca conseguiram voltar pra casa...estão mortos!
Aquele lugar é o limbo onde as forças do bem e do mal se degladiam por suas almas. Naquele limbo acontece as coisas mais estranhas porque nada é real. Ou será que você nunca se perguntou para onde ía o Mestre dos Magos ? - Ele era a representação de um anjo, sempre pronto a ajudar, mas sem poder interferir no livre arbítrio dos adolescentes.
O Vingador seria o anjo do mal ou outra alma perdida naquele limbo ?? - Notem que ele não era amiguinho da Tiamat, o terrível dragão de cinco cabeças (ou seriam sete ?).
Em outra versão diz-se que o Vingador,na verdade,era o anjo bom que queria salvar a todos,pois,aquela sua fixação em tomar as armas dos garotos era uma forma de faze-los entender que o falso-poder a eles conferidos pelos artefatos mágicos era uma maneira de o Mestre dos Magos mante-los presos alí.
Há um episódio da Caverna do Dragão que nunca chegou às telas porque explicava sobre este acidente e a morte dos personagens que agora vagavam numa terra de ilusão. Neste episódio, eles se conscientizavam de suas mortes e encontravam a saída, mas não para casa e sim para o paraíso.
Eu, que curti a Caverna do Dragão na infância e pré-adolescência, sempre fui fascinado por aquelas histórias. Passagens secretas, duelos mágicos, terras perdidas...e sempre que surgia a chance de "voltar pra casa" eles preferiam salvar alguém. Isso explica tudo. A missão deles naquele lugar antes de, enfim, serem salvos.
O tom religioso sempre esteve lá, como uma mensagem subliminar. Mas, seria demais esplicar ao público infanto-juvenil que aqueles jovens poderosos e cheios de habilidades, na verdade, haviam morrido num acidente num parque de diversões. E, os próprios personagens ainda estavam tão ligados à ideia de "casa" que contiuavam cultivando seus medos e sonhos, como o Mago atrapalhado, a mocinha que tinha medo de ficar sozinha, o cavaleiro medroso, a atleta que tinha medo de envelhecer...
Todas aquelas provações tinham um propósito que nunca chegou às telas...

quinta-feira, 27 de outubro de 2005

Lá Vem Ela De Novo


Ela não desiste ! - Quer cantar pra sempre e, para a sorte de seus fãs, está cada vez mais atual.
Ela não se cansa. Madonna está pra lançar um novo CD "Confessions On A Dancefloor". O single "Hung Up" já está rolando na internet.

La Mala Educación




Falar de Almodóvar, de suas cores e de suas películas tão singulares.Que trabalho árduo e delicioso ao mesmo tempo.
Tenho medo de dizer besteira, pois Almodóvar é, para mim, um gênio como Picasso ou Salvador Dali o foram.
O cinema espanhol e europeu deve muito a este mestre que, a cada novo filme, se mostra mais inspirado e maduro sem perder aquele tom “Almodóvar” de ser.
“Má Educação” trata de um trio amoroso homossexual que vive experiências na infância, num colégio católico e depois se reencontra para contar sua história. A vida e a morte aqui se misturam para mostrar todas as nuances do universo gay, desde o travesti ao michê, do pedófilo ao preconceituoso, tudo tão bem amarrado num conto que mexe com a libido e ao mesmo tempo também pode condenar por pecado, depende da sua perspectiva.
As cores de Almodóvar estão presentes neste filme. Incrível como ele cresce e amadurece e não se nega ao direito de ser este nome mundialmente conhecido por sua obra. O cara é tão sacador das coisas que põe um garotinho cantando em falsete, naquele soprano infantil, só para mostrar quão dispare é a pedofilia. O menininho lá cantando uma música sacra, em falsete, para o padre que o abusa sexualmente. O mesmo garotinho que depois se transforma numa traveca drogada, mas escritora. Isso é Almodóvar.
Nem se preocupe com qualidade. Almodóvar não é “2 Filhos de Francisco”. Nele há consistência. Nele há enredo e supremo cuidado com tudo, da fotografia ao texto, nunca desnecessário, nunca prolixo.
É incrível como bicha é bicha em qualquer lugar do mundo, na maneira de se tratar ou na maneira de seduzir...E este diretor deixa tão claro a que ponto um ser humano que vive no submundo pode chegar para conquistar o que quer, aqui, uma trava que sonha em ter xereca e vai fazer de tudo para conseguir, nem que, para tanto, apele para a má educação, assim como o atorzinho de quinta para conseguir um bom papel.
Ficou curioso ? – Vá ver “Má Educação”. Delire com as cores. Delire com as personas. Delire com Almodóvar. Afinal, nem só de Hollywood vive o cinema. Graças a Deus, porque bicha é bicha em qualquer lugar, mas cineasta, não!

quarta-feira, 26 de outubro de 2005

O Susto Nosso de Cada Dia






Eu me assusto com o imediatismo das coisas, a impaciência e a velocidade com que tudo acontece. As relações estão dependentes de agilidade e praticidade.
Ninguém quer perder tempo conhecendo o outro...pra quê ? – se você pode perguntar tudo o que te interessa em dez minutos no MSN ? – Você até pode vasculhar a vida do outro se ele tiver perfil no ORKUT, descobrir seus gostos, seus amigos, seu pedigree.

A vida corre veloz, há um nervosismo no ar e uma vontade louca de que tudo dê certo no primeiro olhar. Pessoas vão colecionando amantes numa busca incessante pelo príncipe encantado. Onde ele está ? – Quem souber, me avise,please!...eu também quero ser feliz, mas sem pressa. A felicidade anda a passos lentos.

Eu me assusto com a rapidez das coisas. Hoje você conhece uma figura, se apaixona até e amanhã tudo já mudou de figura...perde-se o interesse por tudo e aquela pessoa transforma-se em uma página da internet que você minimiza para um cantinho perdido da tela de sua vida. Quem era importante até um instante vira uma “figura”, literalmente

Eu não sou uma foto digital. Eu não sou um emoticon engraçadinho. Ninguém nunca vai me conhecer totalmente se não for pessoalmente.
Vamos ter paciência, vamos sentar de frente e se olhar nos olhos. Não me meça pela webcam, não me peça pra me apaixonar em dois minutos de papo.

Eu não quero ter pressa nem ser pressionado. Eu não sou um automóvel que pode mudar de marcha pra te alcançar. É uma questão de respeitar o limite de cada um. Eu ando devagar, mas penso rápido.

quarta-feira, 28 de setembro de 2005

Os 2 Filhos de Francisco

Ainda com aquela música na cabeça escrevo sobre este longa. Acabei de chegar do cinema.Não resisti à curiosidade e fui ver "Os Dois Filhos de Francisco", o filme brasileiro de maior sucesso da temporada.
Eu não vou negar que muita coisa presta neste filme, assim como não vou negar que muita coisa também decepciona.
O Que Se Salva - a atuação de Ângelo Antonio e Dira Paes são ótimas e José Dumont, como ator convidado, é o único que realmente convence interpretando um empresário charlatão. Em algumas cenas, a fotografia estava muito inspirada e a direção se fez presente de maneira pouco previsível, o que deu um charme bacana. As tiradas de humor são irresistíveis, bem como a síntese narrativa e tom documental que o filme assume em alguns momentos.
O Que Doe Na Alma - choca ver quão mal retratado foi o povo de Goiânia, Goiás. Ainda que a história se passe nos idos anos 70, nada justifica aquela sujeira. Na cena da rodoviária, quando os irmãos cantam para descolar um troco, vê-se ao seu redor uma multidão de imundos, gente com as roupas sujas e cara de quem passa uma fome de lascar. Eu já estive em Goiânia e afirmo que nunca vi gente tão educada e limpa. Caipiras há em todo lugar, até em São Paulo, a grande metrópole, e nem por isso são pessoas sebozas. Deplorável o preconceito contra os pobres. Outra coisa que doe na alma quando se vê este filme é a atuação pobrinha e pouco elaborada de Paloma Duarte. A impressão que fica é que ela estava alí só garantindo um cachê.
Mesmo detestando música sertaneja (ou brega,como alguns críticos classificam a música de Zezé De Camargo e Luciano) tenho que admitir que o gênero torna-se insuportável na voz de figurões da MPB como Maria Bethânia ou Ney Matogrosso. Melhor seria não enfeitar e deixar pra quem sabe fazer...mas Caetano Veloso não pode ouvir falar de trilha sonora que vai lá participar. Ainda bem que ele não inventou outro refrãozinho chinfrim como o que fez para Tieta...eta, eta, eta...Senão, teríamos uma pérola rimando com É o Amor...mô,mô,mô !
Enfim - O filme, ao final, me pareceu uma grande peça publicitária, promocional, estatística e massageadora do ego dos cantores e agregados. Se a moda pega, logo teremos um longa sobre a triste saga de outros sertanejos rumo ao estrelato. Imaginem todo ano, por muitos anos, os cinemas lotados e lacrimosos conhecendo histórias como as de Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo,Bruno e Marroney...e dêem graças aos deuses, podia ser pior. Podiamos estar vendo o país todo exaltando a história das bandas de forró de plástico ou das loiras oxigenadas do Calypso de Belém do Pará. Eca !...~E nem quero cogitar a história de Sandy e Junior...Enfim, o que mais gostei no filme foi quando apareceu a palavra "FIM"...e as luzes se acenderam e eu saí do cinema...que alívio...mas a musiquinha vinha ecoando...é o amor que mexe com minha cabeça e me deixa assim...e não é pra isso que serve a trilha sonora, Caetano ?
Fica aquela lição "Xuxesca" de que seu sonho pode se tornar realidade quando se persiste e se tem uma ajudinha de um pai como Seu Francisco !

quinta-feira, 15 de setembro de 2005

Resgate Rápido II


Se você nunca ouviu falar do Depeche Mode então não esteve no planeta terra. Este grupo de Basildon,Inglaterra, nos chegou aqui no início dos anos ´90 e foi precursor,junto com o Kraftwerk, de toda a música eletrônica que você curte hoje nas baladas, com a diferença que o Depeche fazia um som de ótima qualidade, com letra e arranjo dignos de gênios.
Tanto era um som bacana que continua atualíssimo, imortal. Seu álbum mais inspirado foi, sem dúvida, "Violator", uma obra prima que nos trouxe pérolas como Personal Jesus, Sweetest Perfection, World in My Eyes, Enjoy the Silence, entre tantas outras maravilhas.
Está dado o recado: se você curtiu ou nunca ouviu falar do Depeche, corra agora para baixar suas canções e delirar com seu estilo new age eletrônico-pós-punk-pop.
DICA: no programa E-mule você consegue baixar o disco completo se conectando a rede Kad.

quarta-feira, 17 de agosto de 2005

Eu Me Basto


Há uma grande contradição no mundo: as pessoas estão reclamando da solidão,da dificuldade em se encontrar um namorado (a) e no entanto só se permitem "ficar".
Pois,eu tenho uma novidade pra vocês.Eu me basto !
Decidi que não vou mais "ficar" porque não é isso o que eu quero.Eu quero estar com alguém(cumplicidade),ser de alguém (fidelidade)...mas,enquanto isso não acontece,"fico" comigo mesmo porque eu me basto.Eu sou meu melhor amigo.É muito bom estar comigo.
Quanto á solidão,ela só te aflige se você acreditar nesse papo de que uma andorinha só não faz verão.Veremos : Tudo o que é maravilhoso no universo é único.O Sol,a Lua,aTerra,a Amazônia,o Pão de Açúcar...já o que é duplicado soa meio dúbio,clonado,que perdeu a qualidade.Por isso,eu me basto.Eu sou único.Somos únicos.
É,eu sei que para onde quer que olhemos somos bombardeados com a receita da felicidade,que trata-se de encontrar sua alma gêmea,sua cara-metade.E quem disse que eu sou um cara pela metade ?
Eu me basto.Eu me completo.Sei que soa radiacalmente egoísta e assim será até o dia em que eu encontrar uma pessoa bacana...não minha alma gêmea porque eu sou único e inteiro,mas uma outra alma única e inteira que queira compartilhar seu universo com o meu."Amar não é fusão" - disse Artur da Távola explicando como algumas pessoas se anulam e se absorvem numa relação,perdendo identidade por falta de amor próprio.Por isso,sou egoísta mesmo.Não vou me anular nem me fundir a ninguém.
Vamos acabar com essa cobrança de que a sua felicidade depende de outra pessoa.Não!
Você pode ser feliz sozinho,sim !

sábado, 30 de julho de 2005

*****PARTY MONSTER*****


O retorno do astro Macaulay Culkin ás telonas não podia ter sido em maior estilo.Ele interpreta um promoter do Limelight,famosa casa noturna de Nova York,nos idos anos de 1980,quando tudo era "se montar",se jogar na balada e curtir todas as drogas disponíveis.
O filme Party Monster é baseado em fatos reais,por mais que meus olhos,ouvidos e queixo-caído não acreditassem na participação especialérrima de Marylin Manson como a fabulosa Cristina,a personagem mais hilariante do filme.Será que Cristina existiu mesmo ?
Já Culkin superou minhas expectativas e provou por A+B que tornou-se um ator de fato.
A trilha sonora é qualquer coisa assim "prodigiosa" de tão bem escolhida e melhor ainda encaixada no fime,sem roubar a cena nem ser desnecessária nunca.Está tocando sempre como ilustração.Perfeito.
Mas nem tudo são flores neste longa que retrata um lado cruel de Nova York,o lado da juventude dourada da América que não está nem aí pra nada.Prepare-se para se chocar com a frieza nos relacionamentos,a miséria humana elevada á quinta potência e as drogas,que estão em quase todas as cenas.
A beleza de Party Monster está nas festas absurdas,nos modelitos pra lá de modernosos,na música e,claro,na cena única em que se pode ver a bundinha do Macaulay.
Eu recomendo!

sexta-feira, 29 de julho de 2005

Deus,Salve a Rainha !


Vamos declarar guerra á Inglaterra....e essa rima não foi proposital.
Fiquei pasmo ao saber do assassinato do imigrante brasileiro no metrô de Londres pela Scotland Yard,uma das mais respeitadas entidades policiais do mundo.É realmente um choque saber que um compatriota que batalhava por uma vida melhor morreu de forma tão estúpida em terras estrangeiras.
Fiquei mais pasmo ainda ao ver a forma como seu cadáver foi recepcionado na volta ao Brasil: tinha bandinha tocando o hino nacional repetidas vezes,tinha carro de bombeiros para transportar o morto,tinha faixas culpando os ingleses,tinha jornalista do mundo inteiro..e será que só eu vi este exagero ?
Porque não deram similar tratamento a Sérgio Vieira de Mello,que morreu no Iraque,trabalhando legalmente pela ONU ?
Afinal de contas,qual foi o heroísmo do cara ?...Não respeitar uma voz de prisão ? – Correr da polícia num país recém-atacado por terroristas ? – Viver clandestinamente ?
Sinceramente,eu fico pasmo.Deveríamos ter reverenciado o Sr. Sérgio Vieira de Mello como um deus, já que reverenciamos um desertor da pátria como herói.Afinal,o que de especial ele fez para ser imortalizado ?
Eu vi,naquela manifestação,o mesmo radicalismo dos fanáticos islâmicos,um quê de patriotismo fundamentalista,um exagero !
Respeitem a bandeira do Brasil ! – Ela não devia estar estendida sobre o caixão daquele cidadão...não porque ele foi tentar a vida na Europa, mas porque ele não fez nada pelo país que o enalteceu em seu sepultamento.Coisa igual eu só vi no enterro de Ayrton Senna e, neste caso, as homenagens eram mais do que justas.
Deveríamos cobrir com a bandeira nacional o caixão dos milhares de brasileiros que morrem por ano,aqui mesmo, em sua pátria, de forma tão ou mais estúpida que a morte do imigrante.Devíamos render homenagens às vítimas de bala-perdida, aos velhos que morrem na fila da Previdência Social,nos sequestros-relâmpagos, enfim, a todos os que morrem.Se existe esta guerra aqui mesmo, em nossa casa, por que culpar a Inglaterra ?

quinta-feira, 28 de julho de 2005

Premonição I (A Cura da Solidão ?)


O sonho dos cientistas de criarem uma inteligência artificial se concretizará. Chegará o dia em que a bio-engenharia e a robótica se fundirão numa só ciência e um organismo cibernético surgirá.
Basta olharmos em volta para crermos na possível criação de uma máquina autônoma,com raciocínio próprio e não pré-programado.
O avanço da ciência e da informática é tão veloz que mídias são superadas em menos de cinco anos,cirurgias antes impossíveis,hoje são realizadas por vídeo-conferência,o terrorismo digital já é uma realidade,a criação de partes do corpo humano em laboratório,a nanotecnologia em nossos eletrodomésticos,as pesquisas com as células-tronco,microprocessadores,o celular que revolucionou a comunicação.
Estamos caminhando para algo maior.Não sei bem se bom ou ruim.No futuro os humanos estarão cercados de tecnologia e,creio eu,cada vez mais distantes uns dos outros.Usaremos aparelhos para quase tudo em nossas vidas.Tanta gente,hoje em dia,já prefere os chats da internet ao invés de ir na esquina tomar um choppinho e bater-papo de verdade.
A busca de todos,onde quer que vão,o que quer que criem,é sempre a esperança de encontrar um amigo.Quem não tem um amigo virtual que atire a primeira pedra !
A solidão humana crescerá até o dia em que teremos amigos bio-mecânicos para amar...e eu não me incomodaria de ter um aqui em casa...

sábado, 23 de julho de 2005

Um Lugar Chamado Bananeiras


Houve uma enchente em Bananeiras na década de 1960 que entrou para a história. Dizem que foi tanta água que o brejo virou mar.
Contam que o rio inundou tudo,levou animais,árvores e até a cama de Seu Lulu com ele ainda deitado nela,gritando desesperado.
Bananeiras é uma dessas cidades que parecem ter saído dos contos de Jorge Amado.Situada num vale úmido no brejo paraibano,rodeada por serras cobertas de bananeiras,é claro,é um lugar pequeno mas nada modesto: suas paisagens são encantadoras como a igreja matriz que domina o cenário do topo de uma colina ladeada por casarões antigos.Mas,o mais fascinantes são seus personagens.
Lembro-me de Nita,vizinha de minha vó Zefinha,que fazia bruxas de pano...e não é que Nita era a própria encarnação da bruxa ? - Óculos fundo-de-garrafa,verruga no nariz,cachimbo e cabelos desgrenhados.As vezes eu tinha medo de Nita.
Doutor Mozart Bezerra era o coronel.Faleceu há alguns dias.Acho que ele tinha uns 314 anos,pois quando eu nasci ele já era velhinho.
Na rua dos Cornos vivia Vera Lúcia,uma negona tamanho "extra-large".Na rua da cadeia vivia Rosemary,uma loirinha de voz rouca que foi considerada a menina mais bonita.
Minha paixão foi por Kilma,a filha mais nova do prefeito.Nas férias eu ía a Bananeiras e Kilma nunca sequer notou minha existência.Deve ter-se casado,engordado e se enchido de filhos.
A noite, a turma se encontrava na calçada de Tia Carmem e lá vinham de férias também as gêmeas Márcia e Mércia.Ficávamos noites perdidas curtindo o frio,a amizade e as estórias de assombração da casa dos Periaçu.
Enquanto isso,personagens mais corriqueiros passavam por nós como as beatas fofoqueiras,o bêbado Beéca e a professorinha Martinha de Seu Quin-Quin.
De repente,a notícia da morte de Marcelino,um cara da turma da praça.A vida tinha mesmo essas crueldades. Marcelino era filho de Seu José Epitácio,dono de uma casa que tinha em seu jardim uma pedra colossal que,diziam,era o tampão de um braço-de-mar...se a pedra fosse removida a água inundaria Bananeiras.
Na esquina da casa da minha avó,do outro lado do canal,tinha a venda de Seu Melquíades e mais adiante a de Dona D´Alva.Na rua principal estava (e ainda está)a venda de Seu Damião,mas acabou-se a padaria de Seu Manoel Galego. Também cercaram o sítio de Seu João Monteiro e ninguém pode mais brincar debaixo das mangueiras como nós fazíamos.Nem no Colégio Agrícola ninguém vai mais brincar.Por isso,agradeço os dias de liberdade que tive nas férias naquele lugar.
Sinto falta dos torneios intermunicipais de vôlei quando Bananeiras enfrentava outras cidades do brejo...e das comemorações pelo centenário da emancipação municipal.Nunca mais eu vi festa igual,todos os moradores participaram de alguma forma.
O tempo passou,a vida passou como uma enchente,mudando a cidade onde nasci.A vida passa tão cheia por nós que nos arrasta como enxurada.Nem dá tempo de olhar ao redor e lembrar de Irmã Leite,a boa freira.
Hoje eu não fui arrastado pela vida,eu flutuei em suas águas de boas recordações,como se fosse Seu Lulu flutuando em sua cama....

quinta-feira, 21 de julho de 2005

Viva o Centro !


É no centro da cidade onde a cidade está, onde a cidade se encontra, se cruza, se funde e vira cidade.
A vida pulsa nos passos apressados, olhares desconfiados e carros e carros e carros e carros...
Sinal vermelho: segure o panfleto, olhe o trombadinha, lá vem o malabarista e a pergunta: "-Não é melhor pedir do que roubar ? ". Limparam o parabrisas enquanto você via a cidade passando lá atrás pelo retrovisor.
O centro está vivo, devorando almas, condenando o camelô áquela relação de amor e ódio.Todos amam um camelô,ele quebra um galho danado...mas também o odeia, ele deixa a cidade feia e as calçadas estreitas. Eles estão lá no centro.
Sirene gritou: alerta!...não sei se foi polícia ou ambulância, algo aconteceu e das janelas dos prédios olhares desconfiados percebem que além do escritório a vida continua gritando lá embaixo e o motoboy tem que voar.
Cuidado com o ladrão.Segure a bolsa,dona Maria.Que fila é essa ? - Que merda é essa ? - Que porra é essa ?
Dentro da bolha de seu paletó o homem segue esmagando baratas,altivo,bonito,centrado.
As pessoas se esbarram no centro,ponto de convergência e divergência,neurótico,nervoso.Golpes são tramados,golpes são dados enquanto evangélicos condenam tudo o que não é evangélico.
Passa a garçonete,o juiz e a dona-de-casa.Passa o anão,o surfista e o operário.Passa o cheiro de esgoto e de fumaça e passa e passa e passa e passa e passa...

terça-feira, 19 de julho de 2005

Eu Sou Neguinha ?


O terceiro-sexo,a evolução,o macho afeminado que tem sexto-sentido exacerbado e nem por isso deixa de ser macho.
Ele é sensível,faz as sobrancelhas,cuida da pele,tira cutículas,se veste na última moda e até arrisca cozinhar.Divide tarefas domésticas e os cremes faciais com a esposa;É um ser urbano...
Uma evolução ou uma mutação ?
Tanto as feministas reclamaram do machismo,machistas,macharias e confrarias patriarcais que eles resolveram ceder e tornar-se outra coisa,nem muito definida nem totalmente sem silhueta,mas muito parecido com as mulheres.
Após décadas ouvindo como eram inferiores os homens se adaptaram, como camaleão que se camufla ao ambiente. Mudaram de comportamento para garantir a conquista de boas fêmeas, saudáveis reprodutoras, como o galo dono do terreiro que se enfeita e dança para conquistar a galinha...algumas vezes, para conquistar a todas.
Diante do Metrossexual é inevitável perguntar: será que vocês não exageraram ?
O mais conhecido dos metrossexuais,assumidamente adepto desta opção de vida, o jogador Inglês David Beckham é exemplo desta mutação: é pai de não sei quantos filhos mas não abre mão de pintar as unhas e fazer sobrancelhas...exagero ?
Hoje,as mulheres começam um movimento inverso ao feminismo.Tudo ainda muito na surdina,mas já se escuta o novo brado feminista que condena a falta de homem...digo, do macho, aquele macho garanhão, quase insensível.
Afinal,mulheres, quantas mutações teremos que sofrer até agradar ?

Muito Bom


Sabe aqueles dias em que você fica navegando a esmo,sem saber direito por onde ir,o que procurar ?
Pois foi num dia desses que descobri o site "Lodger.tv"....pelo que entendi é uma banda finlandesa.Bom,o melhor do site (além das músicas,é claro) são os clipes,todos feitos em animação com bonequinhos de um olho só.
O humor dos desenhos,as letras ácidas - para quem entende bem o Inglês - são um prato cheio para quem gosta de novidades musicais e visuais.É melhor ter conexão banda-larga para visualizar os clipes.Vale a pena.Muito bom.
Escolha o que você quer (está representado por três símbolos iguais como um caça-níqueis) e clique em "spin".Cada vez que um símbolo correspondente ao que você quer aparecer,clique em "lock"...daí,é só alinhar três símbolos e curtir o site.
Mas não vá esperando cenas infantis...alguns clipes são bem pesados,com os bonequinhos de um olho só fazendo sexo,assassinando,bebendo...e por aí vai.
Prepare a gargalhada e visite:

segunda-feira, 18 de julho de 2005

Um Resgate Rápido


Quando surgiu o grupo "Secos & Molhados" no cenário musical brasileiro nos anos 70 foi aquela revolução.Primeiro,porque eles pintavam o rosto.Segundo porque o líder da trup era um homossexual que cantava fininho como uma mulher e requebrava como que possuído por uma Pomba-gira elétrica.
Passado o susto inicial e acalmado o espanto,o "Secos & Molhados" pôde,então,mostrar a que tinha vindo: precursor de várias tendências da MPB,introdutor do novo rock´n´roll(pós-jovem guarda),inovador,estiloso e acima de tudo,de uma qualidade musical não mais vista nos dias de hoje.
Quem já teve a oportunidade de escutar músicas como "Rosa de Hiroshima",um poema de Vinícius de Moraes,na interpretação inesquecível de Ney sabe do que estou falando.
Na época em que o grupo surgiu foi uma bênção não serem considerados subversivos pelo regime militar ou serem censurados...o fato é que o "Secos & Molhados" nos deixou um legado maravilhoso como pode ser constatado em "Mulher Barriguda" ou "Sangue Latino",este último um clássico já regravado diversas vezes.
A capa do disco (mostrada aqui) também era fenomenal...cabeças sendo servidas em bandejas num banquete.Era de fato um banquete para os amantes do rock,um som novo,uma presença cênica estupenda...
Quem quiser ainda pode conhecer o som dos "Secos & Molhados"...suas músicas estão disponíveis para download na internet.
Abaixo,a relação das músicas que você deve ter em sua CDteca :

1- Amor
2 - As Andorinhas
3 - Assim Assado
4 - El Rey
5 - Flores Astrais
6 - Mulher Barriguda
7 - O Vira
8 - Rosa de Hiroshima
9 - Suave Coisa
10 - Sangue Latino

sábado, 16 de julho de 2005

PátriAmada Salve Salve-SE !!!

A Lua é uma espaçonave ali no céu, esperando o dia do juízo final quando os escolhidos e puros de coração serão embarcados rumo ao paraíso celestial.

Depois que a raça humana for eliminada e milhares de anos se passarem, outra raça surgirá e seus arqueólogos irão estudar nossas ruínas.

Descobrirão o que um dia foi o Brasil, grande império do hemisfério sul. Chegarão a Brasília, capital deste império e acreditarão que o Congresso Nacional era um templo onde se adorava deuses primitivos. Os arqueólogos pensarão em nossos senadores como grandes sacerdotes e nossos deputados como escribas de uma corte feliz, de grande senso moral.

Porém, se perguntarão porque nenhum brasileiro fora “escolhido” para o embarque rumo ao paraíso celestial. Por que eliminaram os genes dos brasileiros na perpetuação da espécie humana no cosmo infinito ?

Deus nos livre de servirmos de exemplo mas salve ao menos uma dúzia de brasileiros !...é, eu sei...nem só brasileiro é corrupto e dedicado à malandragem, mas aqui somos ensinados desde crianças a sermos os mais espertos dentre todos da raça humana. “Malandro é malandro e Mané é Mané “, não é assim que se diz ?

Então, não compreendo a indignação dos brasileiros diante da ladroagem, gatunagem, sacanagem, malandragem que hoje se vê exposta. Por que ficamos chocados com os crimes do governo ? – Ora bolas, eles todos são brasileiros! – Foram educados para serem espertos, para passarem a perna nos otários.– neste caso, toda uma nação – Logo, não há nada de tão absurdo sendo feito na alcova e nos becos imundos do poder central além do exercício pleno da brasilianidade. Deveríamos aplaudir o operário que virou presidente, nomeou uma corja de safados e roubaram o grande império do hemisfério sul. Palmas aos corruptos! – Palmas aos criminosos!- Eles aprenderam direitinho o que suas mães lhes ensinaram: a arte da malandragem.

Infelizmente, isso não ficará registrado em nossas ruínas para que os arqueólogos do futuro saibam a real função do Congresso Nacional.Na verdade,sempre foi mesmo um templo onde se idolatrou os mais inescrupulosos brasileiros... ate´divididos em cleros eles estão!!

E lá vai a Lua solta no espaço, a espera dos escolhidos...Deus nos livre de servirmos de exemplo...

Vlamir MarxEm 17/07/2005

domingo, 26 de junho de 2005

Alice in Wonderland (Text in English)

“Nonsense !” – This was the first feeling I had when I started reading the book. Strange images, strange situations and weird characters.

“Off with his head!!” – Should the Queen say to me. The Alice´s story is a nice surprise.

In fact, this book tell us about wondering, teaching the reader that everything in this world is as questionable as in Alice´s dream. It was funny to realize that things change when you become bigger or smaller.It´s like when you grow up and start to see the world in a different way.You simply notice that nothing´s so big as you thought and that you´re smarter than many people you´ve met since you were a child.

Things change when you´re alone or in a noisy place. This book is not only about what happens in a child´s dream because anyone can try these feelings even here in the real world and I wonder if isn´t it true that everybody´s mad when get closer ??

I didn´t search for logic while I was inside Wonderland. I just followed Alice through her experiences and something there really made me remember my own childhood. I remembered the games I played and people I met but above all I remembered my dreams.

When I was a child I used to dream I was flying over a river, crossing it from one edge to another and there was nonsense in the landscape I could see around because it was a desert and I´ve never been to one.

The funniest stuff is that now that I´m an adult I still have strange dreams…who doesn´t ?

Reading Alice in Wonderland just brought me nice things: I knew many new words and expressions, I improved my English, yes…but the main thing was to travel with Alice through the rabbit hole and let myself fly away…becoming bigger or smaller to understand our worlds…hers and mine…that are only one in the end.

Civilização Brasileira

Notícias do Brasil : isso aqui não é o paraíso!
Parem o mundo que eu quero descer, pois o presidente comunista planeja privatizar as universidades públicas federais. Alguma coisa está fora da ordem ou aqui na América Latina tudo chega com um certo atraso.
Bem que avisaram : não mandem para o Brasil que esculhamba !

O carnaval já passou mas a festa continua. A grande tribo brasileira não se cansa de celebrar, seja lá o que for...e ficamos aliviados ao saber que desemprego existe também no primeiro mundo...então, vamos tomar caipirinha porque se o mundo acabar, ao menos, teremos celebrado alguma coisa ! A dor alheia é sempre menor que a nossa! Pobres brasileiros desempregados...Só é desempregado na Suécia quem quer, pensamos nós.

Não quero aqui falar de coisas tristes, pois, como pensam todos, o Brasil é uma festa, um grande salão de baile onde a garota de Ipanema desfila sua loirice, linda, mas loira como Gisele Bündchen. Um exemplo de beleza para um país de mulatas ?

Deus abençoe essa mistura de raças, pois é isso o que nos faz brasileiros. É gostar do samba e do rock´n´roll, de falar alto, de beijar na boca, de morrer de ciúmes, de tomar banho de sol sentindo a brisa do Atlântico balançando a rede e afagando a bunda, assim mesmo, sem pudor nem vergonha. E balançando essa terra segue...como o Rio de Janeiro,nosso cartão-postal que balança entre o céu e o inferno, entre o abraço e o assalto. E até o futebol conseguiram esculhambar !

Sim, aqui também tem racismo, mesmo sendo proibido chamar um negro de negro. O politicamente correto é Afro-Brasileiro...e isso me soa tão mais preconceituoso...mas aqui se consome toda a moda ditada pelos americanos,ainda que nem de longe sejamos tão puritanos quanto eles !

Dizem que Deus é brasileiro. Duvido. Se Ele for mesmo, não mora na Amazônia, onde se mata freirinhas evangelizadoras de nações indígenas, pobres freirinhas americanas, tão cheias de boas intenções, desfigurando a cultura dos índios em nome de Jesus como fizeram os espanhóis com tantas tribos sul-americanas...e o Movimento dos Sem-Terra, aos poucos, se transforma em guerrilha sob a bandeira da reforma agrária. Eles não querem terra, eles querem tudo !

Parem este país que eu quero descer. Não há nada de especial em ser brasileiro ! Somos tão humanos quanto qualquer um neste mundo. Apague a luz e feche a porta. Talvez num sonho eu viva num paraíso tropical cheio de pássaros coloridos e praias claras. Só num sonho.

A Outra Banda da Terra

O Brasil é bom ou é ruim ? – O Brasil é rico ou é pobre ?
O Brasil é gigante, tudo aqui é continental e faraônico.

Este é o quinto maior país em extensão territorial, o rio amazonas é o maior em volume d´água do mundo, temos a maior reserva de água doce e a maior biodiversidade do planeta em nossas florestas tropicais. Temos as maiores hidrelétricas e temos a cidade de São Paulo com seus 12,5 milhões de habitantes.

No campo, somos os maiores produtores de soja e carne de frango no mundo e competimos pela laranja, pelo açúcar, café, algodão, melão, feijão... para não falar do aço, do petróleo e tantos outros minerais.

Em matéria de contrastes sociais somos os campeões. O maior shopping center da América latina está aqui, assim como a maior favela do mundo, a Da Rocinha, com seus 350 mil habitantes se espremendo entre barracos de madeira, esgoto e tráfico de drogas. Nossos crimes ambientais são tão gigantescos quanto o progresso que se experimenta na mecanização agrícola que transforma o Brasil no celeiro do mundo. Gigantes também são os impostos e a violência em todos os níveis.

E onde está o Brasil no mundo ? – Muito longe do mundo.
Vivemos isolados numa bolha onde se fala o português enquanto nossos vizinhos só ablam español!!!. E bolivianos migram para o Brasil em busca de uma melhor vida. Somos o império da América do sul.

O resto do mundo olha para nós como uma república de bananas, cheia de macacos e plantas carnívoras, um lugar remoto onde tudo é permitido e onde as mulheres são disponíveis.

A culpa disso, em parte, é do próprio povo brasileiro que se fecha ao que é estrangeiro, achando que sua cultura é o bastante. Globalização é um termo muito rejeitado por aqui. É sinônimo de perda de identidade.
A outra parte da culpa é do mundo que se divide em duas bandas : a rica e a pobre.
E em que banda estamos nós ?
Em que banda você queria estar ?

Eu Não

João Pessoa é uma cidade habitada por mais de 600 mil cafuçus, gente de mau-gosto declarado e má educação enraizada nos ossos... com raríssimas exceções, é claro !

João Pessoa é um balneário pobrezinho que suja as águas do atlântico, suja as águas do Sanhauá e da lagoa do centro. Também deixa lixo nas praias, os restos de gestos estúpidos como o futebol á beira-mar ou as bicicletas no calçadão. Também joga lixo pela janela dos carros como se a rua fosse depósito à céu aberto, aterro sanitário urbanizado, grande mercado central generalizado por todas as avenidas.

João Pessoa escuta esse forró industrializado sujo, pobre, medíocre e a juventude dourada da Paraíba o exibe orgulhosa em seus carros com caixas-de-som dignas de trios elétricos baianos, forçando a quem ainda tem um mínimo de bom senso a se acostumar com a breguice que impera Eu não. Eu me recuso a me acostumar e achar isso bonitinho.

Claro, aqui também tem aquele povo metido a moderno que usa a mesma armação de óculos e os mesmos tênis “all star” ... com raríssimas exceções, é claro !

João Pessoa tem carnavalescos, embora seus carnavais sejam celebrados antes do oficial porque o bacana é ir para Olinda. Também tem cineastas que continuam filmando a seca, a caatinga e suas desgraças.

João Pessoa é preconceituosa contra os matutos do interior, embora os maiores jecas sejam aqueles que lotam os shopping centers com um ar esnobe de quem está fazendo compras na Quinta Avenida de Nova York. Estes são os grandes matutos, que têm como ídolo a Banda Calypso e o prato preferido é o espetinho da esquina, como a maioria dos matutos que eles abominam.

João Pessoa tem Mangabeira, uma cidade dentro de si, um inferno transbordante de grosserias e ignorâncias... com raríssimas exceções, é claro ! – Também tem carro parado na calçada... Que se danem ! – O carro deles tem sempre razão e mais status que você. E se for carro de doutor, é melhor nem passar muito perto !
Tenha seu espaço invadido, seja desrespeitado, limitado, impedido, constrangido, ameaçado e fique bem caladinho, afinal, você sabe com quem está falando ?

Até no cinema, no teatro, no Espaço Cultural, todos os lugares são deles, os mal educados donos da cidade. E você acaba se acostumando com a presença deles. Eu não !

Eu não vou me acostumar com hábitos grotescos e o descumprimento das leis. Eu não vou me acostumar a não dizer “Bom dia” ou “Com licença” ou “Por favor”. Não vou me acostumar a pisar na grama, rir de um deficiente físico nem prestar atenção à vida do meu vizinho.
Não vou me acostumar com cafuçu analfabeto que grita “MIZÉRA” ou “TÁ LIGADO ?” entre outras pérolas deste dialeto quotidiano.

Não, não vou me acostumar. Não vou ajuda-los na disseminação desta aberração, desta doença cultural que assola esta cidade.
João Pessoa quer ser grande, quer ser turística, quer ser tanta coisa e tudo o que consegue ser é a mais verde do país. Justíssimo título. Selva aos animais !
...com raríssimas exceções, é claro !

Imaginando

Dizem que o homem que tem um grande carro é porque tem um pênis pequeno. Fico aqui imaginando o tamanho do pênis do presidente Lula. Deve ser uma coisinha ridícula, visto que ele não só tem uma frota de carros enormes como também um avião que custou uma fortuna aos cofres públicos.

E onde Lula enfiou o dinheiro para o “Fome Zero” ? – Fico aqui imaginando se o presidente não preferiu compensar a falta de um pênis avantajado comprando um Boeing ao invés de saciar a fome de milhões de brasileiros que vivem na miséria absoluta .

O órgão genital masculino deveria ser gigantesco. Talvez assim, os homens não precisassem de compensações. Fico aqui imaginando o que acontece no Japão onde, dizem, os homens têm os menores pênis dentre todas as raças. Nunca fui ao Japão mas imagino as ruas de Tóquio entupidas por carros do tamanho de elefantes e o céu congestionado pelos milhares de aviões. E o primeiro-ministro japonês deve ter um ônibus espacial para suas viagens intercontinentais.

Pobre Lula. Nem que comprasse um ônibus espacial teria seu pênis aumentado de tamanho. Fico aqui imaginando o pênis do presidente, dormindo no meio de suas pernas, alheio à fome do povo, alheio à corrupção e nem se dá conta quando embarca numa dessas viagens ao oriente no luxuoso Boeing presidencial.

Eu não tenho carro e isso não significa que eu tenha um pênis do tamanho de um cavalo. Não tenho um carro porque sou mal remunerado, porque não tenho casa própria e porque pago impostos iguais aos Finlandeses, com a diferença que não tenho transporte público descente, nem educação, nem estradas, nem saúde, nem “Fome Zero”. Por que eu teria um carro no Brasil se nas ruas há mais buracos que rua ?

Fico aqui imaginando o dia em que elegeremos um presidente cujo pênis seja tão grande quanto as promessas de Lula. Um presidente tão bem-dotado que ergueremos um monumento em Brasília em homenagem ao seu falo e nele hastearemos a bandeira nacional porque estaremos orgulhosos de nossas estradas, nossos hospitais, nossas escolas. Não veremos mais os bandidos soltos nas ruas nem políticos empregando seus parentes. Teremos acesso á cultura, a tecnologia e nunca mais veremos nossos irmãos com fome.

Enquanto isso não acontece, eu fico aqui imaginando...só imaginando...

Os Incomodados Que se Mudem ?

Amaldiçoados seja o dia em que a raça humana decidiu viver em comunidade fundando suas cidades.
Amaldiçoado seja, também, quem criou o termo “política da boa-vizinhança”, pois não há nada mais desrespeitado neste mundo do que um vizinho.

Como é duro ter de conviver. Cheguei a pensar que eu era um tipo ranzinza e mau-humorado tanto que eu me sentia incomodado. Não é fácil ser vizinho .
Em conversas com amigos descobri que não estou só.A maioria deles tem vizinhos desequilibrados.

Quando se opta por viver em um apartamento está se buscando segurança, e melhor qualidade de vida, mas ninguém nunca lembra deles : os amaldiçoados vizinhos, esse bando de egoístas.
No prédio onde moro sofro com meus vizinhos de cima que arrastam móveis o dia todo, fecham portas e janelas com aquela sutileza digna de um neanderthal que estremece as estruturas. Por que será que eles arrastam tanto esses móveis ? – Será que nunca chegam a um consenso sobre a decoração da casa ? – Ou será de propósito ?
Fui reclamar e ouvi alguém dizer “ – Os incomodados que se mudem !”. Mas meu apartamento é próprio, não dá para mudar !

Mas isso não é nada se comparado ao relatado por amigos. Um deles sofria com a faxina que o vizinho começava a fazer as seis da manhã e lá vinha o arrastar de móveis outra vez. Outro me contou das crianças que, em sua algazarra, brincavam com bolinhas de gude (aquelas, de vidro). Tem coisa mais chata do que criança gritando nos corredores do prédio ?
Até hoje ouço queixas sobre os amaldiçoados vizinhos. Quem mora em casas térreas também não está livre de ser incomodado. Som no último volume é corriqueiro, sem falar nos palavrões, no cachorro que late a noite inteira...é muito chato viver em comunidade.
Como não posso me mudar decidi inverter o jogo. Ao invés de ser o incomodado serei o incômodo de agora em diante.

É guerra que eles querem ? – Então, guerra eles terão !

Vou começar ouvindo minhas músicas no último volume e sempre lembrar de fechar portas e janelas com estupidez. Vou mudar meus móveis de lugar todos os dias e criar um cachorrinho neurótico que fique latindo quando eu não estiver em casa, além de promover festinhas todos os fins-de-semana, uma espécie de confraternização dos I. A.(Incomodados Anônimos).
Quem sabe, assim, eu não consigo fazer valer a política deles, afinal, não são os incomodados que se mudam ?

Enquanto isso,na Sala de Justiça...

Cazuza, meu poeta !
Tenho algo a te confessar : os meus heróis estão todos morrendo de overdose.

Há cena mais triste do que ver seu ídolo da adolescência ser acusado de pedofilia ? – Michael Jackson foi inocentado mas é um astro morto, uma estrela que se apagou. Sua morte, para mim, começou com suas transformações radicais. Não reconheço aquele cara na T.V., aquele nariz. Aquilo não é o ídolo que um dia eu amei.

Outra cena terrível foi ver o poder da Igreja Católica sobre os italianos. Quanto retrocesso!
Daqui há cem anos a Igreja vai pedir perdão por ter-se metido contra a ciência, como já o fez, e a Itália lamentará ter ficado de fora do progresso. Um dia, um papa necessitará de células-tronco para se curar de um mal
A Igreja Católica era um herói moribundo em mim desde que descobri suas mentiras, escândalos sexuais, politicagem, inquisição, proibições absurdas...mas esta foi a gota d´água...agora, eu a enterro definitivamente.

Overdose de exposição e esquisitices mataram o “rei do pop”. Overdose de ignorância matou a Igreja Católica. Que herói me resta ?

Lula, que parecia ser o salvador da pátria tupiniquim também está morto. Não cumpriu suas promessas, não matou a fome do povo. Viajou mais do que governou enquanto os corruptos infestavam os palácios de Brasília. Lula morreu de overdose de incompetência e agora,no limbo, vê seu reinado ruindo.

Até os super-heróis estão morrendo. Onde estava o Homem- Aranha no dia 11 de Setembro de 2001 ? – E Batman ? – E o Super- Homem ?

Acho que até eu tenho morrido também...devagar. Morro cada vez que não vejo a música se renovar e perder qualidade. Morro ao ver gente idolatrando Beyoncé ou Papi Chulo. Morro ao ver que nada brilhante tem sido produzido no cinema nem nas artes em geral. Onde estão os heróis ? – Onde estão os gênios ?

Che Guevara morreu, Lady Di morreu, João Paulo II morreu e, na falta de heróis, os camponeses bolivianos se rebelam contra a burguesia branca dominante.
O povo precisa de heróis para amar. Eu preciso de uma overdose de poesia.
Cazuza.... ressuscita-me!