Um vídeo de uma agência portuguesa de publicidade tem batido recordes de acesso no Youtube. Trata-se de uma campanha que tem por tema "Os tempos mudam, o sentimento continua o mesmo", onde a história de Cristo, Maria e José é trazida aos dias atuais.
O que aconteceria se Jesus Cristo nascesse hoje ?
Maria receberia um SMS do Anjo Gabriel e avisaria José por email que vai ter um filho. Ele postaria no twitter que irá a Belém, procuraria a rota Nazaré – Belém pelo Google Maps e faria o "check in" do Estábulo no FourSquare. Depois anunciariam pelo Facebook o nascimento do menino Jesus, com foto e tudo.
Achei interessantíssima a sacada que os portugueses tiveram. se não é blasfêmica, herege nem pecadora, a peça publicitária deve servir, no mínimo, como preparo aos nossos corações para a segunda vinda do Cristo à Terra, como prometido nos Evangelhos.
A partir desta idéia, fiquei pensando que é hora de atualizarmos a história: como seria contada a segunda vinda de Cristo nos dias de hoje ?
Os apóstolos usariam Notebooks. Evangelhos seriam escondidos na nuvem cibernética em back-ups.
Outro pensamento me veio à cabeça agora: imaginem os escribas modernos tendo que dominar várias linguagens de informática, idiomas e programas para contarem suas histórias à posteridade. Se bem que, se pensarmos melhor, os escribas de outrora já dominavam várias ferramentas: escreviam em grego, hieróglifo, cuneiforme, pinturas...o que atualmente equivaleria a saber escrever em blogs, redes sociais, chats e operar Word, Excel...
É, os portugueses têm razão.Os tempos mudam, o sentimento continua o mesmo: a necessidade humana de contar a sua história sobreviverá independente da linguagem e ferramenta da época.
E quando Cristo chegar, pode ficar tranqüilo. O Wikileaks espalhará seu Evangelho...
Nenhum comentário:
Postar um comentário