Av. Dom Pedro II - acesso a Zona sul é um inferno |
O trânsito na capital paraibana virou um inferno. As avenidas estão sempre entupidas de carros, motos e ônibus. As buzinas são acionadas sem o menor pudor e a paciência do povo já era !
Moro na Zona Sul e diariamente vejo a cena se repetir: a avenida parada. Meus pais, que moram próximo a Avenida Epitácio Pessoa, no Bairro dos Estados, uma das principais artérias viárias da cidade que liga o Centro às Praias, viram sua ruazinha pacata se transformar num corredor de automóveis.
Este é o preço que estamos pagando por décadas elegendo gente despreocupada com o futuro. João Pessoa não foi planejada para os 1 milhão de habitantes que hoje circulam por aqui. As avenidas são estreitas, poucas e pequenas. Não há transporte coletivo digno como metrô, VLTs (veículo leve sobre trilhos) ou outro sistema que não sejam os ônibus emporcalhados.
Antigamente, tínhamos horas de "rush". Hoje, temos "rush" a qualquer hora, em qualquer lugar.
Os sábios deputados estaduais e vereadores municipais já cogitam a barbaridade de cobrar pedágio a quem quiser ingressar no centro da cidade, ou, pior, fazer rodízio !
O ex-prefeito Ricardo Coutinho (hoje governador) até teve boa vontade quando alargou algumas avenidas, mas isso não foi suficiente. Um atraso de décadas sem planejamento urbano não poderia ser resolvido assim e hoje a capital da Paraíba se vê jogada num funil onde todos querem passar ao mesmo tempo pela mesma rua. Resultado: o trânsito virou uma loucura.
É chato, é feio, aborrece e nos leva a crer que nossos impostos foram para os bolsos dos coronéis que se revezaram no poder desde sempre.
Ao turista que vier visitar a cidade, um aviso:
Sorria ! Você está sendo engarrafado !
Nenhum comentário:
Postar um comentário