Postagens Recentes

quinta-feira, 19 de janeiro de 2006

EU ♥ 80 (Eu Amos 80)

EU ♥ 80
(Eu amos 80)

Houve uma época, há muitas épocas atrás, onde o mundo era uma só fechação. Tudo estava brilhando, em paz e o reflexo disto ecoava na música, nos programas de TV, no cinema, na moda...os anos 80 foram um luxo!!Alô, alô Terezinha: é um barato o Cassino do Chacrinha!!

Tudo se transformou nesta época. Estávamos saindo dos anos 70, outra época mágica marcada pela discoteca e entrando na New Wave. Foi aí que surgiram bandas como Kid Abelha (...fazer amor de madrugada...), Blitz (...geme,geme,uuhh...por você...) Paralamas (...eu não nasci de óculos,eu não era assim...) e tudo se revolucionou. Havia uma nova onda no ar premeditando o fim da ditadura e da censura...liberdade ao povo! Hora de avacalhar!

Sabe-se lá que conjunção astral conspirou para o surgimento de delícias musicais como Metrô, Dr. Silvana & Cia., João Penca e Seus Miquinhos Amestrados, Titãs, Ultraje a Rigor, Marina Lima...credo!...como tinha gente massa naqueles tempos. Cadê o Ritchie ?...e o Limousine 58, prata da casa ? – Quem arranhou meu disco ? – A trilha sonora da novela “Champagne” era tuuuuuddddooooo!!!...e, ao invés de avacalhar, os neo-anarquistas subiram nas asas do Barão Vermelho e se lançaram num “beat acelerado” em busca dos Inimigos do Rei. “...pirataria nas ondas do rádio...”.

Na TV reinavam coisas surreais como o jingle da bonequinha “...sentada na calçada de canudo e canequinha, tchublek tchublink...eu vi uma bonequinha, tchublek tchublink...fazendo uma bolinha, tchublek tchublink, bolinha de sabão...”. Caiam: uma boneca que fazia bolinha de sabão!!...que apelativo!!!...concomitantemente (odeio esta palavra) o filme E.T. batia todos os recordes de bilheteria, junto ao cavaleiro Jedi de George Lucas. Que fim levou aquele seu álbum de figurinhas ??

O tempo passa, o tempo voa, mas a Madonna continua numa boa. Cria dos anos 80, ela e Michael Jackson (o pedófilo sem nariz ) eram os grandes astros mundiais. MTV era coisa de americano e esperávamos o Fantástico da Globo pra poder ver clipes..tu acha ?? – Mas, tinha lá seu encanto. O que não tinha encanto nenhum era computador com sua linguagem DOS, Basic e Cobol.
Me dá, me dá, me dá, me dá danoninho, danoninho dá !...quem nunca teve um kichute, bamba, conga ou similar que atire a primeira pedra.

“Pão Pão, Beijo Beijo”, protagonista: Tássia Camargo. Ah, lembrei: a música sertaneja permanecia no sertão nos anos 80...ô época boa, meu Deus !
“A Gata Comeu”, uma novela que tinha na abertura toda a expressão da arte pop que invadiu o mundo, sem falar na trilha sonora...bendito seja Kid Vinil....e bendita a revolução tecnológica vinda com o vídeo-cassete...” nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia...” o A-Ha que o diga !

Vídeo game era Atari ou Odissey, brinquedos eram o Gênius, o Vai-e-Vem, o Fliperama, Falcon, Suzy (sim, ela já estava lá!!) skate e patins...ah, os meus patins vermelhos !... e meus gibis do Mickey...e meu compacto da Cindy Lauper que gritava o dia inteiro “Girls Just Wanna Have Fun”...

Espero que este revival básico traga de volta ao menos bons sentimentos àqueles que viveram os anos 80...quem não viveu, é bom se informar. Toda a fechação de hoje em dia começou naquelas épocas...Antes de dar uma pinta por aí, acenda uma vela para o Ursinho Blau Blau...e Não Se Reprima porque ...” no balanço das horas tudo pode mudar...”. Depois não vá dizer que não me ouviu dizer Você Não Soube Me Amar.
Roda, roda, roda e avisa: um minuto de comercial...Enquanto isso, que tal um chicle de bola Ploc ?

Vlamir Marx

Nenhum comentário: