Postagens Recentes

quinta-feira, 24 de maio de 2007

O Anjo de Zuzu







Eu costumava achar que a volta dos militares ao poder talvez pudesse pôr ordem nessa bagunça em que o país se encontra. Quando "virei gente", a ditadura já havia acabado e eu não vivi aqueles tempos.




Após ver o filme Zuzu Angel (BRA/2006-Globo Filmes) minha opinião mudou radicalmente. Não é uma ditadura militar quem fará o Brasil tomar jeito nem a luta de militantes de esquerda.São pessoas como Zuzu.
O filme, estrelado pela excelente Patrícia Pilar, conta a história da estilista Zuzu Angel que teve seu filho Stewart Angel, interpretado por Daniel de Oliveira, morto pela repressão militar no começo dos anos de 1970. O filme não deixa de contar os detalhes da prisão, tortura e assassinato de Stewart, além da luta de sua mãe por justiça.


O diretor Sérgio Rezende fez uma cinebiografia espetacular e, de quebra, trouxe à tona esta página negra da história do Brasil que muitos, como eu, só ouviram falar ou jamais imaginariam o que é viver sob censura. O cuidado da produção, da cenografia à fotografia, é de encher os olhos.



Luana Piovanni e Elke Maravilha também dão o ar da graça, além de Leandra Leal, Alexandre Borges e Nelson Dantas (que faleceu antes da estréia do filme). Elenco de primeira, história de primeira, só falta agora você correr às locadoras (ou ao camelô da esquina) e ver esta obra que expande nossos horizontes políticos, além de mostrar do que o amor de uma mãe é capaz.

Nenhum comentário: