Postagens Recentes

terça-feira, 25 de setembro de 2007

A Capital da Paraíba é Cabo Branco






Com a pretensão de concorrer com Natal (RN) e Recife (PE) por uma fatia maior na indústria do turismo que movimenta o Nordeste, a capital da Paraíba, João Pessoa, está em absurda desvantagem.






A começar pelo próprio nome da cidade: João Pessoa. Não é atrativo para turistas brasileiros e desinteressante para gringos. Um balneário tão lindo deveria ter um nome mais adequado como Cabo Branco - acidente geográfico que marca o ponto mais oriental das Américas e fica em João Pessoa.






A família Pessoa, do falecido João que nomeia a cidade, ainda influencia a política local e, talvez por isso, todas as tentativas de mudar-se o nome da capital tenham fracassado até hoje. Quem foi João Pessoa? O que ele fez de fato pela Paraíba?






O sr. João foi educado no Recife, vivia no Recife até ser nomeado governador e foi assassinado no Recife. Não vou aqui manchar a memória dele, mas, convenhamos, sua vida não foi exemplar a ponto de merecer tamanha homenagem. Foi João Pessoa quem denunciou o caso amoroso entre Anayde Beiriz e João Dantas, expondo-os ao repúdio da sociedade e destruindo suas reputações. Anayde, ainda hoje, é lembrada como puta.






Enfim, a capital da Paraíba tem longa tradição de mudança de nomes. Desde quando foi fundada em 05 de agosto de 1585, já se chamou Frederikstadt - durante o domínio holandês -, depois virou Filipéia - homenagem ao rei Filipe de Espanha - e também já foi simplesmente Parahyba. São mais de 400 anos tentando encontrar uma identidade própria, distinta da influência do Recife.






Com a pretensão de se tornar destino turístico internacional, é bom começarem a armar uma propaganda mais convidativa ao invés de se manter esta homenagem descabida a um homem que ninguém sabe quem foi ou o que fez...se é que fez ! Hoje, sabemos que homenagear político é burrice. Você poria a mão no fogo por algum deles ??






Meu voto é que a capital da Paraíba se chame Cabo Branco.

Nenhum comentário: