Postagens Recentes

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Pomba-Gira tem passaporte ????


Um amigo meu, praticante do candomblé, resolveu imigrar para o Canadá.

Fiquei imaginando o sacrifício que será para ele (e para seus santos) a manutenção de suas crenças num país de primeiro mundo cujo inverno dura até seis meses e atinge temperaturas de até -40ºC.

Macumba congelada não convence. Macumba é coisa dos trópicos, é coisa do terceiro mundo, primitiva, do Haiti, de Cuba, do Brasil. Macumba boa é despachada em prato de barro numa encruzilhada de terra. Onde, no Canadá, meu amigo encontrará galinha preta e cachaça para agradar entidades ???

Além disso, Iemanjá jamais baixou em terras do hemisfério norte. Macumba é coisa de pobre mesmo, ligada a tradições ancestrais tribais, às crendices e feitiçarias antigas dos mais remotos lugares da África.
Orixá nenhum sobreviveria ao convívio frio dos canadenses. Nenhum preto-velho gostaria de imigrar e viver numa terra de cachoeiras congeladas e florestas de pinho.

Concluo que, ao embarcar para o primeiro mundo, meu amigo perderá seus afro-guias espirituais e estará abandonado à própria sorte. É o preço. É o sacrifício. É o cruel primeiro mundo que barra a entrada de imigrantes sem qualificação, quer seja profissional ou religiosa.

Nenhum comentário: