Postagens Recentes

domingo, 3 de outubro de 2010

Os Donos do Mundo

Queda dos EUA e Ascenção Chinesa

O mundo passa por uma transformação. É fato.
Está tudo à beira de uma revolução, quer seja climática, social, sexual, mas, principalmente, política.

Os velhos donos do mundo amargam a perda de influência. Manobras diplomáticas sujas já não surtem efeito. Sabotagens se deparam com barreiras e o coronelismo norteamericano vai perdendo espaço.

Mas o universo não admite espaços vazios. Há que serem preenchidos e a China desponta neste cenário como a mais forte candidata a preencher a lacuna que os EUA vêem se abrir pouco a pouco. Os déspotas mudaram de lugar, mas continuam com o mesmo propósito: dominar o mundo.

Eis a tão falada Nova Ordem Mundial: a reorganização sócio-político-econômica das nações. A queda de um reino para que outro ascenda. Novos valores, novas regras.

Na distante e outrora esquecida América Latina a desobediência ao sistema americano já começou. Ao se unirem sob a Comunidade de Países da América Latina e do Caribe - que une todos os países do continente exceto EUA e Canadá - os latinos deram provas de que não estão mais baixando a cabeça ao império. É a doce rebelião das colônias ! - Antes tarde do que nunca...e tarda, mas não falha !

A América do Sul, em especial, começa a enxergar suas riquezas e toma consciência de sua importância neste planeta, ainda que as desigualdades sociais sejam a cor predominante de sua bandeira. É questão de tempo...
A China, que tem olhos bem arregalados sobre a região, consome matéria-prima daqui e exporta bens de consumo de volta por um precinho tão camarada que nem os russos conseguiram. Benditos produtos chineses...não têm qualidade, mas propiciam o prazer do consumo a quem antes se contentava com o prazer do sonho.

Enquanto isso, os EUA se ocupam cpom sanções ao Irã e o resto do mundo dá de ombros. Fora a Europa, ninguém está nem aí para os comandos imperialistas. Cansamos de ver intervenções estapafúrdias em nações independentes e de sermos cobaias para testes de sífilis, como os americanos fizeram na Guatemala e com sua própria população negra. Adeus, nazistas disfarçados.

Golpes orquestrados em Washington, espionagem via C.I.A., guerras por petróleo, acusações falsas, cyberterrorismo...tudo isto está mudando de lugar: em breve, veremos Xangai liderando a marcha da Nova Ordem. Não que seja bom. Deus sabe do que os chineses são capazes. Mas, ao menos, a coisa muda de lugar.

A China é hoje a maior importadora do petróleo do Oriente Médio e a maior exportadora para a região, substituindo os Estados Unidos. As relações comerciaiscrescem rápido e a Turquia e o Paquistão estão construindo novos oleodutos até o Irã. Ou seja: a riqueza do mundo não está mais sob o domínio dos EUA.

Os americanos não vão cair do trono assim tão fácil. Eles esperneiam, ameaçam, sabotam ainda...mas o mundo já não dá a mínima. A "Roda da Fortuna" girou e as engrenagens despertaram velhas máquinas, prontas a produzir, prontas a dar carga nova ao mundo.
Não que seja bom, mas, ao menos, a coisa está mudando de lugar e nós, latinoamericanos, estamos pegando carona nesta Nova Ordem.

Nenhum comentário: