Postagens Recentes

sexta-feira, 15 de abril de 2011

João Pessoa Parou

A bela capital da Paraíba, antes conhecida por sua tranqüilidade, qualidade de vida, áreas verdes e hospitalidade, acaba de ganhar mais um título: a cidade dos congestionamentos.
Av. Dom Pedro II - acesso a Zona sul é um inferno 

O trânsito na capital paraibana virou um inferno. As avenidas estão sempre entupidas de carros, motos e ônibus. As buzinas são acionadas sem o menor pudor e a paciência do povo já era !

Moro na Zona Sul e diariamente vejo a cena se repetir: a avenida parada. Meus pais, que moram próximo a Avenida Epitácio Pessoa, no Bairro dos Estados, uma das principais artérias viárias da cidade que liga o Centro às Praias, viram sua ruazinha pacata se transformar num corredor de automóveis.

Este é o preço que estamos pagando por décadas elegendo gente despreocupada com o futuro. João Pessoa não foi planejada para os 1 milhão de habitantes que hoje circulam por aqui. As avenidas são estreitas, poucas e pequenas. Não há transporte coletivo digno como metrô, VLTs (veículo leve sobre trilhos) ou outro sistema que não sejam os ônibus emporcalhados.

Antigamente, tínhamos horas de "rush". Hoje, temos "rush" a qualquer hora, em qualquer lugar.

Os sábios deputados estaduais e vereadores municipais já cogitam a barbaridade de cobrar pedágio a quem quiser ingressar no centro da cidade, ou, pior, fazer rodízio !

O ex-prefeito Ricardo Coutinho (hoje governador) até teve boa vontade quando alargou algumas avenidas, mas isso não foi suficiente.  Um atraso de décadas sem planejamento urbano não poderia ser resolvido assim e hoje a capital da Paraíba se vê jogada num funil onde todos querem passar ao mesmo tempo pela mesma rua. Resultado: o trânsito virou uma loucura.

É chato, é feio, aborrece e nos leva a crer que nossos impostos foram para os bolsos dos coronéis que se revezaram no poder desde sempre.

Ao turista que vier visitar a cidade, um aviso:
Sorria ! Você está sendo engarrafado ! 

Nenhum comentário: