Postagens Recentes

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Viajando pela Europa

Vinte dias, três países, nove cidades.

Entramos por Lisboa e não houve complicação alguma, só as perguntas de praxe: veio fazer o quê, vai ficar quanto tempo...vamos ao que interessa:

LISBOA
Lisboa
É uma cidade agradável e pequena. Poética por suas ladeiras e casario...tem um quê de modernidade que não bate de frente com o histórico. Muito legal, vale a pena uma visitinha de 3 dias, até por nossa ligação com os portugas. Só não esperem grandes agitos.

FÁTIMA
Fátima - Portugal
O santuário de N. Senhora merece uma visita. Fomos passar uma manhã/tarde lá. É um lugar para reflexão. Há um silêncio e uma contrição muito inspiradoras no lugar, mesmo para quem não é católico.

LONDRES
É uma esquina do mundo. Cheia de árabes, paquistaneses, indianos, chineses...o que menos se vê são ingleses...kkkk....não curti a mistura de prédios modernosos com históricos, também achei o metrô da cidade um lixo e os preços de tudo é algo impraticável. O cenário é bacana para se fazer lindas fotos e só. A presença da Rainha é algo tão forte como se estivéssemos sendo observados o tempo todo por um "Olho Que Tudo Vê". No mais, é ir ao Marble Arch, entrar no Hyde Park e tirar os sapatos para pisar naquela grama deliciosa enquanto se observa o ir e vir de pessoas. Comparada a Paris, que conheci em outra viagem, Londres é sombria, fria e sem glamour. O "dress code" da cidade não tem erro: preto, marrom, cinza...qualquer roupa nessas cores e você se mistura aos nativos.

MADRI
Eu e Álvaro na Plaza Mayor - Madri/ESPANHA
Sol ! A Espanha reluz. Voltamos de Londres por Lisboa, novo carimbo na imigração e vôo doméstico (dentro da comunidade européia) para Madri para evitar a chatice dos oficiais do aeroporto de Barajas que insistem em deportar brasileiros...melhor não correr riscos, né ?
Uma vez em Madri, é só alegria. O povo é um doce. A cidade ferve, é moderna, descontraída e linda. Multidões trafegam pelas ruas, a comida é uma delícia e vai bem mais além que as típicas paellas.
Plaza Velásquez de Mella, coração de Chueca - Madri
Ficamos hospedados no bairro de Chueca. É lá onde a noite madrilenha explode nos bares, boates, bistrôs, lojas...Saíamos para jantar as 10:30 da noite e já nos jogávamos na ferveção.Tem para todos os gostos, públicos e bolsos. Tudo reunido neste bairro de ruelas estreitas entupidas de gente feliz.
Compras em Madri valem a pena. Na Gran Vía estão as lojas de departamento sempre com preços razoáveis. Passear pelo Parque do Retiro é um deleite. Museus de graça, igrejas medievais e segurança para todos os lados.

Trem-bala que nos levou a Valência
VALÊNCIA
Álvaro com o Palau de Las Arts ao fundo
Saindo da Estação de Atocha o trem-bala nos levou a Valência. Linda. E o parque recém-inaugurado onde está o Palácio das Artes e o Oceanário é um show de arquitetura e entretenimento.

TOLEDO
Toledo
Uma cidadezinha medieval encantadora. Um charme com muita história pra contar. Valeu a visita, principalmente pela catedral da cidade que é um espetáculo. Lá, dizem apareceu a Virgem Maria no ano de 666! A Virgem de Toledo é bastante conhecida na Espanha.

SEVILHA
Catedral de Sevilha - antiga mesquita transformada em igreja católica
Primavera em Sevilha
Quente ! A Andaluzia é calor ! No auge da primavera européia Sevilha explodia em cores e ainda nos brindava com a magnífica Plaza de España, cenário do filme Star Wars (Palácio de Naboo). Almoçamos num bistrô préximo da catedral e a garçonete era brasileira. Foi o melhor almoço da viagem. Optamos por diversas Tapas, como os espanhóis chamam os "tira-gostos". São porções pequenas de comidas deliciosas.
SEGÓVIA
Aquedutos romanos em Segóvia
Outra cidade medieval há 30 minutos de Madri, indo-se de trem. Tem um Alcazar (palácio) onde os reis de Espanha iam...aliás, antes de Madri ser proclamada capital do reino, a côrte mudava constantemente de cidade e a capital era onde o rei/rainha estava, então, há várias "cidades reais" nos arredores de Madri, todas com suas construções mouras. Mas em Segóvia há um gigantesco aqueduto dos tempos dos romanos e esta construção delimita a cidade histórica do resto. Impressionante.
BARCELONA
Eu em frente a Catedral da Sagrada Família - Barcelona/ESPAÑA
Pop ! Moderna ! Exibida ! É uma cidade pequena mas com infraestrutura de cidade grande. Muito movimentada, cheia de turistas e com gente bonita e bronzeada mostrando seu valor. Barcelona é uma cidade para ostentar. As maiores e mais caras butiques do planeta têm filial lá. Além disso, é claro, há as obras do mestre Gaudi. A Catedral da Sagrada Família é tão imponente que assusta. O Parque Güel é lindo e de lá tem-se uma vista formidável da cidade...pena que a subida do monte até o parque foi debaixo de um sol de rachar, mas valeu.

E assim, termino aqui o resumo do resumo da minha viagem a Europa. Se fosse contar os pormenores ficaria dias aqui e escandalizaria muita gente...kkkk...têm coisas que acontecem na Europa que devem ficar na Europa.

Nenhum comentário: