Postagens Recentes

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Orgulho de ser nordestino


Cada vez que uma obra retrata o nordeste e sua cultura infinitamente rica, me dá um orgulho enorme de ter nascido nesta terra.


Hoje, vendo o filme "O Homem Que Desafiou o Diabo" este orgulho me encheu o peito. Fico mais feliz ainda ao perceber que o "politicamente correto", essa chatice americanizada, ainda não contaminou nossas raízes culturais.


O filme é estrelado por gente grande como Marcos Palmeira e Flávia Alessandra, que encarnam personagens do folclore nordestino com maestria. Aliás, tudo é baseado nos contos da literatura de cordel e nas lendas da região, sem recorrer a misticismos piegas.


Este é um longa dinâmico, mas com cara de novela da Rede Globo. Peca pelo excesso de expressões como "gota serena" e "fela da puta". No mais, é uma deliciosa amostra de quão inspirador o Nordeste brasileiro continua sendo e quão importante sua cultura é perante a cultura nacional.


Muito mais que um filme onde as pessoas falam com sotaque carregado, é um conto para todo cabra nordestino se orgulhar...como eu me orgulhei.


Viva a pátria nordestina !

Um comentário:

O Antagonista disse...

Vlamir, esse filme é baseado (se não me engano) num livro de um cara aqui do RN chamado Nei Leandro de Castro. O nome do livro é "as pelejas de Ojuara" e dizem que é ótimo. Vou procurar o filme para assistir, deve ser demais!