Postagens Recentes

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Desprotegidos

Abriu-se um inédito buraco na camada de ozônio no hemisfério norte !
Alerta geral !

Esses buracos sempre foram verificados sobre o pólo sul, mas hoje, cientistas confirmaram que uma gigantesca falha encontra-se sobre o pólo norte.

Ok. Muitos hão de dizer: "A gente convive com o buraco do sul e nunca deu em nada..."
Não é bem assim.


Uma diminuição no ozônio do norte significa que menos um escudo teremos para nos proteger contra a radiação solar e justamente agora, nestes últimos meses, o Sol tem andado muito mal humorado cuspindo fenomenais "flares" em tempestades gigantescas.

Com um norte enfraquecido, a Terra está mais exposta a estas tempestades que podem gerar graves problemas às redes elétricas, aos satélites de comunicação, sistemas de rádiofrequência como celulares, GPS...

Numa erupção solar são expelidas partículas eletricamente carregadas. A maioria é desviada pela magnetosfera, mas as que conseguem penetrar a atmosfera chocam-se com átomos de oxigênio e nitrogênio produzindo radiação que é atraída pelas regiões mais frágeis da magnetosfera que estão nos pólos. Eis a Aurora Boreal observada no norte.
Os elétrons excitados pela alta velocidade do vento solar geram radiação eletromagnética que varia, no espectro, de infravermelho a ultravioleta, os famosos raios UVA e UVB que danficam células causando diversos tipos de câncer.

Ou seja: é tão nocivo quanto uma explosão nuclear.
Nuvens de íons e elétrons viajam do Sol à Terra em velocidade estonteante. Ambas são prejudiciais e, agora, com a camada de ozônio do norte esburacada, só nos resta rezar para que o Sol se acalme.

Nenhum comentário: