Postagens Recentes

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Ao Resto do Mundo...


Estou aqui embaixo, num lugar chamado América Latina.

Você, provavelmente, já ouviu falar e nunca deu a mínima...Quem se importa com a Amércia Latina ?
Eu não o culpo. De jeito nenhum. Não é culpa sua.

Algumas vezes, sinto que este é um reino muito, muito distante perdido em outro planeta, uma terrinha irrelevante aos olhos do resto do mundo.

Amércia Latina é um tipo de "subúrbio planetário" e isso não significa "um bom lugar para se viver". Não mesmo. De qualquer forma, onde é um bom lugar para se viver neste mundo ?
Olhe ao seu redor: todo mundo tem problemas, as nações têm problemas, o planeta tem problemas e não é diferente aqui na Amércia Latina.

Você pode dizer que nós vivemos num reino muito, muito distante do centro do mundo e eu me questiono se não é bom estar longe ? - Somos como crianças brincando no jardim. Não precisamos nos preocupar com nada porque os adultos do centro do mundo vão cuidar de tudo, encontrando soluções para os nossos problemas.

De repente, nosso paraíso perdido e esquecido tornou-se o foco central: temos minérios, gás, óleo, florestas, comida, água, sol, praias...

Oh não !! - O resto do mundo descobriu nosso reino muito, muito distante, o reino escondido que eles sempre quiseram manter afastado e muito, muito distante deles.
Agora, o resto do mundo quer um pedaço deste reino.

Paz !
Nos deixem em paz ! - Nos deixem viver em nosso jardim. Deixem a Amércia Latina sozinha como vocês sempre fizeram. Estávamos quietos e sobrevivendo, sem reclamar da nossa situação porque estamos acostumados a viver sozinhos aqui embaixo.
Então, é nossa vez de dizer que não damos a mínima para o resto do mundo !

...e fiquem muito, muito longe de nós !
Obrigado.

*Traduzi este texto para o inglês a pedido dos inúmeros visitantes de outros países e também por crer que que esta mensagem chegará a mais pessoas neste idioma.

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Vlamir que texto maravilhoso porém acho que não vão nos deixar em paz coisíssima nenhuma.
Tenho certeza!
Ou me desculpe,não me mande ficar com as minhas certezas.

Vlamir Marx disse...

Hahahah...fique com as suas certezas ! (só pra ser chato !)