Postagens Recentes

sábado, 6 de fevereiro de 2010

São Saruê e as Profecias


Muito mais que uma lenda nordestina, São Saruê é a versão mais brasileira do nirvana, de Shangri-la, de Jardim do Éden, onde as pessoas vivem felizes e em perfeita harmonia com Deus, plantas e animais.


Esta lenda medieval, construída sobre mitos europeus e incrementada por elementos indígenas, africanos e nordestinos, trata de uma terra idílica perdida para além dos sertões. Foi imortalizada no cordel do paraibano Manoel Camilo dos SantosViagem a São Saruê”, tendo sido traduzido para diversos idiomas e virado documentário.


Segundo o autor, São Saruê é uma cidade coberta de ouro e forrada de cristal. Lá não existe rico nem pobre, o povo é alegre e forte. Os rios são de leite, lagoas de mel de abelha, pedras de rapadura e queijo de coalho...e, o melhor, o feijão já nasce cozinhado !


É um verdadeiro paraíso adaptado à realidade do sertanejo da caatinga nordestina, uma obra genuinamente brasileira por mesclar um pouco de todas as culturas que formam nossa nação.


AS PROFECIAS

A mítica São Saruê pode não ser tão mítica assim quando nos lembramos das profecias de Dom Bosco que viu, em sonhos, o aparecimento da Terra Prometida surgindo no Brasil. Nestes sonhos, o santo italiano viu jazidas de minerais, petróleo, carvão e riquezas infinitas por serem descobertas no subsolo, de onde brotará leite e mel.

O profeta Jeremias já predizia que a terra prometida por Deus a seu povo (seus seguidores) é aquela de “onde mana leite e mel” (11-4,6) , igualzinho ao que se imagina de São Saruê.

Rabindrianah Tagore, filósofo hindu, afirmou que o Brasil será transformado no berço da sabedoria e amor à humanidade; O 15º Dalai-Lama identificou o Brasil como sendo a nação líder dessa ‘Idade de Ouro’. Já o Papa Paulo VI, ao ler o III Segredo de Fátima, teria desmaiado dizendo: “Feliz do Brasil”.

Será que o sol do Terceiro Milênio fará São Saruê tornar-se real e nos guiará ao paraíso prometido ?



2 comentários:

Marcos Aurélio disse...

Parabéns pela reportagem. Há anos vinha procurando saber o que era São Saruê. Na minha terra o povo faz uma ideia como se fosse algo do candomblé ou um demônio.

said fallaci disse...

Gostei do artigo e tenho algo sobre o autor de São Saruê, como posso te enviar?