Postagens Recentes

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Eles Querem o Pré-Sal

Depois do acidente no Golfo do México, onde milhões de litros de óleo vazaram causando um desastre economico-ambiental gigantesco, nos EUA, muitos experts já começaram a lançar suas teorias de que a exploração de petróleo em águas profundas é um risco grande demais.

Mancha de óleo nas praias do litoral do Rio
Por trás desta preocupação está, na verdade, o enorme medo dos países ricos e produtores de petróleo verem os emergentes - como o Brasil - tornarem-se potências exportadoras do produto. O Brasil é um mercado consumidor que não deve ser auto suficiente, muito menos um gigante trilionário como os países árabes. A América Latina, em geral, deve continuar sendo a colônia europeia com a real função de nutrir o mundo com alimentos, mão-de-obra semi-escrava, analfabeta tecnológica e dependente da produção industrial do hemisfério norte.



Coincidentemente, após estancarem o vazamento no Golfo, vários outros desastres envolvendo derramamento de óleo apareceram no mundo: na Índia, também emergente, e no litoral do Rio de Janeiro, nossa bacia petrolífera conhecida por pré-sal, aquela, das águas profundas, que todo o mundo está de olho.

Não há coincidências neste mundo. Nada é por acaso. O que acontece, de fato, são avisos sutis de que devemos protelar a exploração do nosso petróleo e não nos associarmos aos chineses no desenvolvimento da tecnologia necessária. O petróleo do pré-sal deve ter um único destino: EUA e Europa.
Colisão de navios derrama óleo no litoral indiano

As manchetes dos jornais atestam o que eu falo. O "Ouro Negro" do litoral sul brasileiro já despertou a cobiça de muitos. Imóveis em Santos/SP já valorizaram, agências abriram cursos para futuros técnicos visando os empregos que serão gerados, o GreenPeace já veio aqui protestar contra a exploração - e todos sabem que o GreenPeace é financiado pelos governos interessados no nosso petróleo -, a Petrobrás destinará 33 bilhões de reais para a exploração do Pré-Sal...ou seja, a economia se aquece enormemente só com o vislumbre da riqueza petrolífera a ser explorada.



Imaginem quanto interesse há por trás disto tudo ?
Quantos trilhões podem jorrar ?
Não pensem que americanos e europeus vão perder essa chance de fatiar, de novo, as riquezas brasileiras...os avisos já estão sendo dados...

Nenhum comentário: