Postagens Recentes

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

BUENOS AIRES - O Retorno

Voltei de Buenos Aires.
Não queria, mas voltei.
Voltei com a cara quebrada por ter encontrado tão perto do Brasil uma cidade européia, civilizada, educada, limpa e muito, muito parecida com Paris ou Viena.
Não, isso não é Paris !

Buenos Aires vai render muitos posts, eu sei. Não dá para contar de uma única vez todas as impressões que tive ao pisar naquela cidade. Foi uma experiência muito bacana, para a alma e para os olhos.
Tem muito o que se ver, se fazer, se comprar e comer por lá.
Os portenhos vivem num lugar lindo e lindo é um adjetivo deveras pobre para classificar Buenos Aires.

Eu, que já viajei por Paris, Bruxelas, Viena, Berlim, Munique, Frankfurt, Praga, Innsbruck, Salszburg, Dresden e tantas outras cidades do Velho Continente posso falar com convicção que a capital da Argentina é uma filial sulamericana do que há de melhor na Europa.

Não vi violência. Não tive medo de andar nas ruas.
Vi alguns mendigos, 99.9% imigrantes da Bolívia, Peru, Paraguai, Equador...
Pirataria está nas mãos de uns poucos africanos que estendem mantas nas ruas para vender relógios falsificados. DVDs piratas, que são uma praga no Brasil, vi serem vendidos em apenas um local, no subsolo do subsolo de uma estação de metrô, por um imigrante vigilante e temeroso.
Eu no bairro de Palermo

 Era primavera e algumas árvores brotavam em flor colorindo a cidade que é meio cinza, com arquitetura francesa. Gramados bem aparados, trânsito livre, táxis típicos circulando aos montes e aqueles ônibus engraçados, retrôs...tudo charmoso...e nem falei da elegância dos portenhos.
Eles parecem desfilar pelas ruas. Se vestem com finess e se portam com altivez.
Alguns, são grosseiros mesmo, como reza a lenda. Mas, é uma minoria tão insignificante que não chegam a serem percebidos.

Tem muito brasileiro transitando por Buenos Aires. Estão em todos os lugares, comprando tudo. E nós somos bem diferentes dos argentinos. Somos mais livres, leves e soltos...se é que você me entende.
Os portenhos têm um semblante de realeza sem serem pernósticos, como os ingleses. Diria que são cordialmente pedantes. Uma delícia de se conviver.
Eu e Álvaro posando com Mafalda, em San Telmo

Por hoje é só. Em breve, conto mais...muito mais. E darei algumas dicas do que fazer em Buenos Aires, do que não se pode deixar de fazer. Volto já !

Um comentário:

Thulio disse...

Muito bom, sempre vejo seu blog e gosto muito. Quero conhecer Buenos Aires, morei um tempo na Espanha e quem sabe matar uma saudade da Europa aqui mais perto.