Postagens Recentes

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Jogos de Guerra

O ano começa com esta infame ameaça de guerra entre as potências ocidentais (leia-se EUA, França e Alemanha) versus Irã (...e seus aliados meio acovardados Rússia e China).

O Irã brinca de irritar o mundo ao não permitir que suas instalações nucleares sejam vistoriadas e deixa a suspeita de que esteja fabricando bombas nucleares. Ameaça fechar o estreito de Ormuz, por onde circula boa parte da produção petrolífera mundial e força uma ação militar dos EUA. Sim, a V Frota, com seus potentes porta-aviões e encouraçados já fazem manobras por ali, manobras estas que estão sendo respondidas por exercícios militares iranianos.

Ou seja: a coisa está esquentando. A União Européia está com sanções econômicas prontas para serem aprovadas, o que enfiará o Irã num bloqueio. Sem importações nem exportações de bens, a economia da teocracia islâmica se enfraquecerá e os atuais jogos de guerra podem mesmo evoluir para a guerra.

China e Rússia, simpatizantes não declarados do Irã (e, diga-se, mais simpáticos às reservas de petróleo que qualquer ideologia) ficam por ali, meio que apenas observando o desenrolar dos jogos.
Mas, é claro, tomarão partido para defenderem seus interesses se a guerra se apresentar.

Israel também está de olho no poderio bélico do Irã que provou ter mísseis balísticos capazes de cruzar o continente e atingir as terras do Rei Davi.

2012 começa esquisito. Mais pela ameaça de guerra do que a ameaça do cumprimento das profecias Maias.
Qual a próxima cartada neste jogo infame ? Sabe-se lá. Torce-se pela sensatez das partes, se é que isso existe quando bilhões e bilhões de dólares estão em jogo.

Nenhum comentário: