Postagens Recentes

domingo, 26 de junho de 2005

A Outra Banda da Terra

O Brasil é bom ou é ruim ? – O Brasil é rico ou é pobre ?
O Brasil é gigante, tudo aqui é continental e faraônico.

Este é o quinto maior país em extensão territorial, o rio amazonas é o maior em volume d´água do mundo, temos a maior reserva de água doce e a maior biodiversidade do planeta em nossas florestas tropicais. Temos as maiores hidrelétricas e temos a cidade de São Paulo com seus 12,5 milhões de habitantes.

No campo, somos os maiores produtores de soja e carne de frango no mundo e competimos pela laranja, pelo açúcar, café, algodão, melão, feijão... para não falar do aço, do petróleo e tantos outros minerais.

Em matéria de contrastes sociais somos os campeões. O maior shopping center da América latina está aqui, assim como a maior favela do mundo, a Da Rocinha, com seus 350 mil habitantes se espremendo entre barracos de madeira, esgoto e tráfico de drogas. Nossos crimes ambientais são tão gigantescos quanto o progresso que se experimenta na mecanização agrícola que transforma o Brasil no celeiro do mundo. Gigantes também são os impostos e a violência em todos os níveis.

E onde está o Brasil no mundo ? – Muito longe do mundo.
Vivemos isolados numa bolha onde se fala o português enquanto nossos vizinhos só ablam español!!!. E bolivianos migram para o Brasil em busca de uma melhor vida. Somos o império da América do sul.

O resto do mundo olha para nós como uma república de bananas, cheia de macacos e plantas carnívoras, um lugar remoto onde tudo é permitido e onde as mulheres são disponíveis.

A culpa disso, em parte, é do próprio povo brasileiro que se fecha ao que é estrangeiro, achando que sua cultura é o bastante. Globalização é um termo muito rejeitado por aqui. É sinônimo de perda de identidade.
A outra parte da culpa é do mundo que se divide em duas bandas : a rica e a pobre.
E em que banda estamos nós ?
Em que banda você queria estar ?

Nenhum comentário: