Postagens Recentes

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

2011 - O Ano Mais Estranho do Resto de Nossas Vidas

O ano começou acelerado, com acontecimentos se sobrepondo numa velocidade tão grande que a mídia mal consegue noticiar tudo.
É como se o tempo estivesse se afunilando e girando apertado num redemoinho, sem espaço para respirar entre os fatos. Não há intervalo. É uma sequência caótica de capítulos da história que se desenrolam tão  fantasticamente veloz a ponto de nos deixar atordoados.

O que há com o mundo ?
É preciso fazermos um resumo deste primeiro mês de janeeiro para termos uma idéia mais clara do tempo acelerado em que vivemos.

Podemos começar citando o fato que marcou a virada do ano. Nos EUA, milhares de pássaros apareceram mortos no estado do Arkansas, fato que continou se repetindo mundo à fora. Na Itália, na Suécia, no Japão...e veio a morte de peixes, toneladas deles. Estuários, praias e rios ficaram coalhados de carcaças. Dos EUA ao Brasil, da Nova Zelândia ao Reino Unido, passando pelo Haiti, Chile e Colômbia. Como se não bastasse, foi noticiada morte de bois, vacas, morcegos, búfalos, carangueijos, arraias...O reino animal foi abalado !

Abalados também foram céus e terras: os terremotos fortes sacudiram o Irã, o Japão, o Paquistão e até o Brasil. Pouco foi divulgado que houve um tremor de terra no meio do mar em frente ao litoral paulista, de 5.2 graus, no dia da tragédia das chuvas na região serrana do Rio, tremor este sentido em SP, SC, PR e RJ.

Falando em chuvas, o céu desabou em forma de tempestade sobre Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo causando a destruição de cidades inteiras além da morte de mais de 850 pessoas - até a última contagem, pois os desaparecidos ainda são muitos.
Também a Austrália e as Filipinas enfrentaram enchentes monstruosas.No Sri Lanka, mais de um milhão ficou desabrigado após as cheias e no Brasil as tempestades continuaram causando terror em Santa Catarina e Minas Gerais.

Enquanto isso, ao mesmo tempo, no hemisfério norte, as nevascas recordes cobriam de gêlo o leste dos EUA e Europa. As baixas temperaturas mataram congelados animais e pessoas. Já no extremo sul do Brasil, a outrora verdejante região dos pampas, uma estiagem prolongada castigou os habitantes. Seca igual só se tinha visto no semi-árido nordestino.

E já que o desequilíbrio era o tom em janeiro, o supervulcão de Yellowstone deu sinais de vida !
No dia 19, a pressão na caldeira abaixo do monstrão deu uma respirada tão violenta que elevou uma grande área a 25cm de altura.  Imensas rachaduras apareceram...e outros vulcões acordaram também: o Etna, na Itália, o Kirishima, no Japão e o Galera, na Colômbia, cuspiram fumaça e fogo. E  muitos outros, de uma longa lista, entraram em atividade.

Já que no Brasil não tem vulcão - ainda - a natureza resolveu nos presentear com um tornado. De novo, o estado do Rio de Janeiro foi palco para mais um fenômeno climático estranho em 2011. Uma nuvem em forma de funil se formou na baixada fluminense e tocou o solo causando destruição. O bicho foi classificado como de baixa intensidade, mas, para quem não tinha nenhum...

Furacão mesmo foi o político-social que varreu países árabes do norte da África como Argélia, Tunísia e Egito, se espalhando por Omã, Iêmen, Jordânia e insuflando os ânimos de um povo cansado de repressão, corrupção, desemprego e teocratas ditando a vida particular.
A revolta árabe deixou até a China em alerta. Temendo que a onda revolucionária chegue até lá, o governo proibiu a palavra "Egito" nos motores de busca da internet.

E nós, com Dilma empossada a primeira presidente mulher desta república tropical, começamos 2011 no meio de um turbilhão de acontecimentos que nos deixa atônitos. O que há com o mundo ?
Opa...hora dos comerciais...melhor trocar o canal porque é bem capaz de os extraterrestres já terem chegado...

Um comentário:

Thulio disse...

Chegando o fim do ano e já poderíamos atualizar essa lista, que já cresceu bastante, infelizmente =/