Postagens Recentes

segunda-feira, 12 de março de 2007

A Arte Invisível, Insípida e Inodora


Artista é quem cria uma obra de arte.


Quem faz uma pintura, uma escultura, um desenho, um bordado, uma personagem, uma música, um livro... qualquer coisa criada que traduza o espírito humano é arte.



Há no Brasil quem se auto-denomine "artista" de maneira muito leviana. Essa classe de "artistas", em verdade, não está criando nada nem contribuindo com nada para a arte nacional. São modelos, ex-Big Brothers, gente que quer aparecer de qualquer jeito e, para isso, vira artista.

Ora,ora, caros "artistas", não digam esta blasfémia na minha frente !

Quando o cara não tem profissão nenhuma se diz artista plástico. Eu não entendo. Arte plástica não significa pegar um pincel e lambuzar uma tela aleatoriamente. Isso não é arte nem concede o nobre título de artista a ninguém.



Arte é, também, reconhecimento. Eu acredito nos artistas reconhecidos por crítica e público, embora o público, as vezes, eleja como "artista" pessoas sem talento nem carisma. Sim, ser artista também tem a ver com personalidade distinta. Distinguir-se da multidão é uma atitude de artista que muitos espertinhos querem adotar, mas, sem criar não dá.



Veja o exemplo do baiano Didi , ex-Big Brother que incorporou um artista plástico para se dar bem na vida, ainda que sua "arte" seja um lixo, reconheçamos, pois até ele sabe disso.



Núbia Oliver é outra que vive de pequenos truques. Se diz atriz, mas não tem formação nem experiência suficientes. Se diz modelo e tudo o que sabemos é que posou nua várias vezes. E onde está a artista ? - O que essa mulher fez para se chamar de artista ??



Já Luciana Gimenez é outro bom exemplo de esperteza. Depois do filho com Mick Jagger esta moça, até então desconhecida, virou apresentadora de TV. Famosa por seus erros gramaticais, casou com o chefão da emissora em que trabalha quando viu seu posto de "artista" ameaçado por tantas outras ilustres desconhecidas que o cobiçavam. Não é artista, mas é esperta, pelo menos.



E Carla Perez ? - Há exemplo melhor ? - Fez a fama rebolando a bunda e foi alçada ao posto de apresentadora de TV, também. Acho até que a mídia tem muita culpa nisso tudo. Ilude esse povo sem preparo e lhes atribui a profissão de "artista" para justificar a falta de dom. Hoje em dia, Carla Perez é cantora, pode ????? - Intérprete. Dá pra colocar Carla Perez e Maria Bethânia no mesmo patamar artístico ??



Respeitem o artista. Quem cria arte merece aplauso, quer seja um palhaço de circo ou um bailarino clássico, um cantor de churrascaria ou um Di Cavalcanti. Não importa a arte a que se dediquem, estarão criando para nosso deleite. Através da arte que uma nação produz se reconhece o valor do seu povo..........

Um comentário:

babelian camel disse...

lamento. há uma confusão entre arte invisível e ausência de talento pois que a forma guarda beleza mas a fonte é de outra natureza. qualquer obra de arte é, antes de mais nada, uma idéia, um conceito, uma averiguação da verdade. o verdadeiro artista dança a beira do abismo, enquanto o verdadeiro sábio se retira do mundo. o resto é big brother, pela tv ou não.