Postagens Recentes

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Esperando Aviões


Depois de cada catástrofe é natural que busquemos respostas a tantos “por quês”.

Por que aconteceu ? Por que alí ? Por que com aquele povo ?

Muitos encontram alento às suas inquietações nas páginas da Bíblia quando conseguem enxergar em seus versículos um aviso ou comparação. As histórias narradas no Livro Sagrado sempre estabelecem um vínculo entre o passado e o presente da humanidade e, assim, surgem respostas divinas às dores.

Foi assim que muitos concluíram que o terremoto devastador do Haiti não passou de castigo de Deus. Semelhante a Sodoma e Gomorra, a capital do Haiti, Porto Príncipe, foi destruída por ser uma cidade pervertida, onde o homem se afastou dos ensinamentos celestes e passou a cultivar o mal.

Um pastor dos EUA se apressou em condenar o país do vudu, como se lá não se praticasse o bem.

Não julguemos. O que nos resta não é uma resposta bíblica e sim a lição de solidariedade ao vermos o mundo todo dando as mãos para ajudar.

Para os haitianos, do vudu ou não, o que restou foi a espera por aviões que chegam trazendo alento às suas dores.

QUE VOCÊ ME LEIA

No entanto, não se pode descartar a Bíblia como fonte de entendimento às tragédias que nos cercam.

Sendo a Palavra de Deus, é lá onde deve estar as respostas às nossas questões e, mais ainda, onde deve estar a história da humanidade, trazendo não só alento às nossas almas mas também compreensão dos desígnios do Senhor.

Os oráculos, que receberam as profecias divinas, não são mais que instrumentos a serem consultados e, portanto, meios legítimos diante da curiosidade humana em entender o mundo em que vive.

É certo que a parte mais dolorosa do Apocalipse tinha que começar em algum lugar. Por algum motivo, esta hipótese só veio à tona após o terremoto do Haiti, apesar de outras catástrofes violentas já terem assustado o mundo anteriormente.

Ao que parece – e segundo a Bíblia – há tempos estamos sendo avisados de que caminhamos rumo ao inevitável. Não vamos ser pegos de surpresa. Os eventos apocalípticos se sucedem num crescendo irreversível. Quantas vezes fomos alertados a orar mais, a jejuar, a pedir paz para o mundo e nossa correria cotidiana não nos deixou tempo para isso ?

Não arrisco dizer que o tempo se esgotou. Mas que a coisa está se acelerando, isso está !

Nenhum comentário: